O Colégio Estadual Cívico Militar Novo Horizonte, do Jardim Coopagro, recebeu na manhã desta quarta-feira (11) a visita da equipe da Secretaria Municipal da Mulher (SMM), com uma ação alusiva à campanha “Não é Não”. A palestra teve como público alvo alunos de ensino médio (15 a 17 anos), reforçando a importância do respeito às mulheres, do consentimento e da responsabilidade de cada um na construção de um ambiente seguro para todas e utilizou como gancho, as festividades do carnaval.
“Carnaval é tempo de alegria, mas também é tempo de consciência. Importunação sexual é crime. Respeito é obrigação. Seguimos trabalhando com informação, prevenção e diálogo para construir uma cultura de respeito desde a juventude”, ressalta Eliane Bombardelli, secretária da SMM.
Marilena Camillo, Representante da Marcha Mundial das Mulheres no Conselho da Mulher, esteve presente na ação e frisou a importância de falar diretamente com os homens. “A violência começa quando os homens não veem a mulher que está ali do lado dele como um ser humano, porque, ao enxergarmos o outro como um semelhante, não importa que seja mulher ou homem, é como se estivéssemos olhando no espelho, e é nisso que precisamos trabalhar”, afirma.
Campanha - A campanha “Não é Não” tem como foco a conscientização da população sobre o respeito ao consentimento em ambientes como festas, exposições e shows. A iniciativa alerta que qualquer abordagem sem consentimento, seja física, verbal ou psicológica, configura violência.