Para selar e oficializar a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Cooperativa Sicredi, autoridades, professores e a diretoria da cooperativa se reuniram no Yara Country Clube nesta terça-feira (27). O projeto “União faz a vida” completa 31 anos em 2026 e agora integra o quadro de projetos da rede escolar do município. Na cerimônia, foi assinado o Termo de Cooperação que viabiliza a parceria.
Com o início das aulas previsto para o dia 2 de fevereiro, o ano letivo já iniciará com a implantação do projeto na educação infantil para crianças de quatro e cinco anos de idade. O programa tem como foco complementar a formação das crianças ao construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania.
Durante esta terça e quarta-feira (27 e 28), os professores da rede municipal do ensino fundamental que trabalham com crianças na idade pré-escolar passarão por capacitação durante todo o dia, a fim de prepará-los para aplicar o projeto em sala.
Para Janice Salvador, secretária Municipal de Educação, a escola é parte essencial da formação das crianças, e que o programa dialoga de maneira direta e clara com os planos e objetivos do município. “Nós entendemos que todos os nossos professores e as nossas crianças são protagonistas, são os sujeitos que estão no centro do processo, que precisam ter uma escuta bastante sensível. Então, quando nós temos um programa que convida a colocar o professor efetivamente a vivenciar essa condição de protagonismo, de estimular as nossas crianças a falarem, pensarem, e olharem de forma crítica ao seu entorno, ao que ela vê, como ela se sentem e como ela pensa, nós não poderíamos deixar de adotar o programa” comenta a secretária.
Inácio Cattani, presidente da Sicredi Progresso, explicou sobre os objetivos do programa: “É um programa de formação, informação, para levar às crianças a cidadania, cooperação e educação financeira”. Ele complementa: É um desafio muito grande, são várias escolas, professores e alunos, mas estamos iniciando com bastante dedicação e entusiasmo, porque entendemos que a educação e cidadania para as crianças é a maneira que podemos mudar o mundo”.
O vice-prefeito, Lucio De Marchi acredita que a parceria trará bons resultados para o município. “Toledo é um município que nasceu, cresceu e vive no berço do cooperativismo e do associativismo, e poder firmar essa parceria com uma empresa que apoia o desenvolvimento da cidade e a formação das nossas crianças, é ótimo, pois todo investimento em educação sempre paga o melhor juro, porque é por meio dela que criamos pessoas melhores” comentou.