Sede própria de Farmácia Comunitária da Grande Coopagro é inaugurada


Foto: Divulgação

A farmácia comunitária da Grande Coopagro agora tem uma sede própria. A solenidade de inauguração do imóvel, localizado na Rua General Alcides Etchegoyen, 1751 (quase esquina com a Avenida Ministro Cirne Lima) ocorreu na manhã desta quarta-feira (17), onde antes havia um depósito do governo municipal.

Para adequar o espaço à nova funcionalidade, foram investidos R$ 323.031,66 na reforma de 110,87 metros quadrados e na ampliação de 54,71 metros quadrados, totalizando 165,58 metros quadrados de área construída. Executado pela Lucas de Oliveira Construtora Ltda, o projeto contempla sala de espera com 32 cadeiras e 4 guichês, consultório farmacêutico, setor administrativo, instalações sanitárias e área restrita a servidores com copa, vestiário e banheiro.

Denominado Farmácia Comunitária Adair Luis Kich (homenagem ao servidor público municipal que ocupava o cargo de motorista da Secretaria de Saúde, lotado na unidade de saúde de Novo Sarandi, e que faleceu, com 34 anos de idade, em 4 de dezembro de 2020 em virtude da Covid-19), o espaço fará a entrega de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) e do programa Paraná Sem Dor, bem como suplementos alimentares, insulinas, antimicrobianos. 

Desta forma, esta unidade se soma à Farmácia Escola, no Centro, às farmácias comunitárias da Pioneiro e de Novo Sarandi, além dos dispensários de medicamentos das 26 unidades de saúde da cidade e do interior, como o da UBS do Alto Panorama, onde atuam dois profissionais farmacêuticos. Para o atendimento ao público, que será de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, foram contratados sete novos profissionais: dois farmacêuticos e cinco técnicos em farmácia.

Solenidade

Com intérpretes a serviço da Central de Libras presentes, a inauguração foi prestigiada por várias lideranças políticas, estudantis e da sociedade civil, como os os acadêmicos de Medicina do câmpus local da Universidade Federal do Paraná (UFPR), os integrantes do Observatório Social e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jairo Marcos Zschonark. Na frente de honra, estavam o prefeito Beto Lunitti; o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt; o presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Barbosa; a secretária da Saúde, Gabriela Kucharski; e o diretor de Assistência Farmacêutica da SMS, Taylon Eduardo Pereira; e os familiares de Adair:  Nilsa da Rosa Kich (mãe), Jadir Antonio Kich (irmão), Maria Cleia Ribeiro Perez Kich (esposa), Denise Klein (prima) e Solange Kich (cunhada).

Segundo o diretor de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Taylon Eduardo Pereira, a sede própria da farmácia da região do Coopagro oferecerá atendimento com qualidade ainda maior. “Em novembro de 2020, os secretários de Saúde que compõem a Comissão Intergestores Regional (CIR) deliberaram que cada município seria responsável pelo atendimento de seus pacientes no que se refere ao Ceaf. Com essa descentralização, mais de 5.000 pacientes que eram atendidos na 20º Regional de Saúde passaram a ser atendidos pelo Município de Toledo, o que trouxe uma demanda de serviços adicionais aos servidores municipais que atuam na Farmácia Escola, além de gerar uma aumento no tempo de espera por parte dos pacientes. Agora, com a abertura deste novo espaço, poderemos atendê-los com agilidade, respeito, dignidade e com todo o cuidado que eles merecem”,salienta.

A secretária da Saúde apontou este e outros avanços ocorridos nos últimos anos em sua pasta. “De 2021 para cá, nossos quadros aumentaram 20% e conseguimos ampliar de 23 para 31 o número de equipes Estratégia Saúde da Família, uma entre tantas ações que ampliam o acesso da população à atenção primária. Também investimos forte no fortalecimento dos Caps [centros de atenção psicossocial] e da Central de Especialidades, que hoje tem uma sede própria. Com o número maior de procedimentos, também foi preciso ampliar a atenção farmacêutica e esta unidade representa a importância que damos ao profissional farmacêutico, que faz parte da equipe multidisciplinar no atendimento aos pacientes, orientando sobre as prescrições, trabalho esse que garante a efetividade do tratamento”, analisa Gabriela.

Animado com a notícia de que Toledo atingiu o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da história (6,9), Dudu fez um discurso exaltando o bom momento vivido atualmente pelo município. “Estamos vivendo dias felizes, com realizações em várias áreas. Temos aqui lideranças fortes à frente do Executivo, que permitiram deixarmos para trás as dificuldades administrativas causadas pela pandemia. Nestes momentos, o prefeito e o vice puderam e poderão contar ainda mais com o apoio da Câmara”, destaca o presidente do Legislativo.

A esposa falou em nome dos familiares de Adair. “Ele tinha um coração imenso, uma pessoa muito fácil de lidar, que pensava em primeiro lugar nos pacientes que transportava, tratando muito bem a todos, sem distinção. Estamos profundamente emocionados com esta homenagem. Onde quer que meu marido esteja agora, certamente ele está muito feliz por ter seu nome eternizado nesta farmácia”, comenta Maria Cleia.

O amor de Adair à profissão também foi tema da fala do vice-prefeito. “A conduta dele traduz corretamente o significado da palavra ‘servidor’. Muito mais que o salário no fim do mês, nossa missão deve ser fazer a diferença na vida das pessoas. Este desejo move esta gestão, que já cumpriu 95% do plano de governo, índice muito acima da média de outras prefeituras do Brasil e inaugurações como esta nos faz ver que nosso esforço tem valido a pena”, avalia Ademar. 

Beto, em sua fala, reiterou o compromisso de sua gestão com o cuidado às pessoas. ”Digo e repito: só cuida de gente quem gosta de gente. Por isso, tanto eu quanto o Ademar assumimos nossos cargos dispostos a implementar um novo conceito de município, focado na plenitude da existência humana, pensando na criança desde quando esta se encontra no ventre materno até a terceira idade. Neste processo, cabe ao poder público oferecer condições para formar cidadãos melhores, capazes de rever comportamentos nocivos, que saibam dialogar com quem pensa diferente. A vida é muito passageira para esperar pela mudança, devemos promovê-la já, pois só teremos um futuro melhor se soubermos vivenciar bem o presente”, pontua o prefeito.

Logo após os discursos, houve o descerramento da placa inaugural. Em seguida, todos foram convidados a ingressar e conhecer as novas dependências  da Farmácia Comunitária Adair Luis Kich.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias