Simepar vai instalar primeiras estações meteorológicas em áreas de montanha no Paraná

Fonte: AEN
Simepar vai instalar primeiras estações meteorológicas em áreas de montanha no Paraná
📷 Foto: AEN

O relevo irregular das áreas montanhosas faz com que o tempo mude mais rapidamente nestas regiões. Isso pode atrapalhar o planejamento dos montanhistas, dos turistas e colocar vidas em risco. Para ajudar na previsão e monitoramento do tempo nestas áreas, e consequentemente na tomada de decisão dos órgãos responsáveis, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar) fará a instalação inédita de duas estações meteorológicas em áreas de montanha.

A primeira estação será instalada na próxima semana na base do Parque Estadual Pico Marumbi (PEPM). A visita técnica para estudar o melhor local para colocação das estações foi nesta terça-feira (12). Os estudos apontaram que o melhor local para implantação na base é próximo à estação de trem Marumbi. A segunda estação, no prazo de até 60 dias, será instalada no topo do Pico Olimpo, também conhecido como Pico Marumbi, o ponto mais alto do parque.

Elas são compostas pelos seguintes equipamentos: anemômetro (registra a velocidade e rajada do vento), pluviômetro (registra volumes de chuva), piranômetro (mede a radiação solar), termohigrômetro (sensor de temperatura e umidade) e barômetro (sensor de pressão).

???A ideia é compreender melhor como o clima especificamente nessa área se comporta. Principalmente a chuva, que é uma variável super importante para dar suporte para o pessoal que gerencia a área e também o pessoal que faz os resgates de possíveis turistas perdidos no local???, explica José Eduardo Gonçalves, gerente de Hidrologia e Infraestrutura do Simepar. São órgãos como o Instituto Água e Terra (IAT), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar, além do Cosmo (Corpo de Socorro em Montanha), organização civil formada por montanhistas e voluntários.

???As condições meteorológicas na serra são adversas. Sem os dados, sem o monitoramento, não é possível identificar a diferença. Por isso, a ideia é colocar um ponto de monitoramento a aproximadamente 1.500 metros de altura e um na base, que fica mais ou menos a 450 metros de altura em relação ao nível do mar???, detalha Gonçalves.

Os dados de todas as estações meteorológicas são atualizados a cada 15 minutos e disponibilizados gratuitamente para a população no site do Simepar: www.simepar.br. As informações das novas estações poderão auxiliar os montanhistas e visitantes no planejamento das trilhas, aumentando a segurança de todos.

Participaram do estudo para definição dos pontos de instalação destas estações e da visita técnica, além da equipe do Simepar, o chefe da unidade Gabriel Camargo Macedo, representantes do Instituto Água e Terra, e integrantes do Cosmo, com apoio da Assembleia Legislativa do Paraná.

???A ideia é, a cada 15 minutos, dar a informação do tempo para quem quer subir ou quem está descendo a montanha. ?? um Paraná sustentável que ama a natureza e faz com que esse local, escalado pela primeira vez em 1880, seja agora mais ainda visitado pelos brasileiros e por gente do mundo todo que vê na Mata Atlântica um tesouro inestimável da natureza???, ressalta Rafael Greca, secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável.

Segurança

O Cosmo atua em primeira resposta nos atendimentos no Parque Estadual Pico Marumbi. Nos casos mais graves, o Corpo de Bombeiros é acionado. O grupo atendeu mais de 30 ocorrências entre 2022 e 2024 no PEPM ??? entre elas sete resgates graves. Entre as ocorrências, 31% foram no Olimpo e na Trilha Frontal. Segundo o grupo, preparo físico, hidratação e planejamento de horário evitariam 60% destes incidentes.

De acordo com os meteorologistas do Simepar, o tempo muda mais rapidamente em regiões montanhosas por conta do relevo irregular. Altura, vegetação e até mesmo a proximidade com o oceano, no caso do PEPM, impactam diretamente nestas alterações. Podem ocorrer repentinamente, por exemplo, ventos fortes e enxurradas, que colocam os montanhistas e visitantes em situação de risco.

Para o vice-coordenador do Cosmo, Lineu Filho, as questões climáticas são primordiais para uma visitação mais segura. Com clima úmido, as trilhas ficam mais perigosas, mais lisas. O frio aumenta a condição para hipotermia, porque a temperatura fica mais baixa quanto mais alto a pessoa está. Já no verão, com temperaturas muito altas, há uma condição de amplitude térmica muito grande entre as diferentes áreas da trilha.

???Por todos estes motivos o monitoramento das condições climáticas favorece porque com isso as pessoas podem optar por não ir se o tempo não estiver adequado, e também para pesquisa ao longo do tempo. Ter dados mais precisos sobre as condições climáticas no parque vai ajudar no manejo da visitação???, afirma Lineu.

O Parque

O PEPM possui atualmente 8.745 hectares de área e configura uma Unidade de Conservação da Natureza de Proteção Integral, ou seja, é um parque instituído com objetivo principal de conservar a rica biodiversidade local.

Parte de seus limites faz divisa com outras unidades como a Área de Proteção Ambiental Estadual do Piraquara, Parque Estadual da Serra da Baitaca e Parque Estadual da Graciosa. O PEPM recebe cerca de 8,5 mil visitas ao ano, e julho é o mês que recebe o maior público.

Braço do montanhismo

O Conjunto do Marumbi é formado por diversos picos que superam os 1.000 metros de altitude e possui, por questões de segurança, acesso autorizado apenas nos quatro principais: Pico Olimpo (1.539 m), Gigante (1.487 m); Ponta do Tigre (1.400 m); Abrolhos (1.200 m); e Morro Rochedinho (625 m).

O nome originário do mais alto, batizado pelos índios, era "Guarumby", que em tupi significa "Montanha Azul". Hoje ele recebe o nome de Joaquim Carmeliano Olimpio, que alcançou em 21 de agosto de 1879, pela primeira vez, estes 1.539 metros de altitude.

Esta conquista marcou o início do montanhismo por esporte no país, e por isso a Montanha do Marumbi é considerada o Berço do Montanhismo no Brasil. Até a conquista do Pico Paraná na Serra do Ibitiraquire, na década de 1940, o Marumbi, hoje Olimpo, era considerado o ponto mais alto do Estado. Devido à inclinação, a trilha para o Olimpo é considerada mais difícil do que a do Pico Paraná, ainda que a altitude seja menor.

Últimas Notícias

Economia pode crescer 1% no primeiro trimestre, diz Haddad
Brasil e Mundo

Economia pode crescer 1% no primeiro trimestre, diz Haddad

Há 3 min
Colisão traseira entre camionete e motocicleta deixa homem ferido na PR-317, em Toledo
Policial

Colisão traseira entre camionete e motocicleta deixa homem ferido na PR-317, em Toledo

Há 13 min
Ratinho Junior nomeia Francisco Zanicotti como procurador-geral de Justiça para novo biênio uma hora após a eleição
Cotidiano

Ratinho Junior nomeia Francisco Zanicotti como procurador-geral de Justiça para novo biênio uma hora após a eleição

Há 20 min
Botafogo e Flamengo fazem clássico no Nilton Santos ainda pressionados
Esportes

Botafogo e Flamengo fazem clássico no Nilton Santos ainda pressionados

Há 30 min
Adolescentes da socioeducação participam de Torneio Interestadual de Damas Online
Variedades

Adolescentes da socioeducação participam de Torneio Interestadual de Damas Online

Há 36 min
Proteção Animal resgata gato com esporotricose e reforça alerta à população em Toledo
Cotidiano

Proteção Animal resgata gato com esporotricose e reforça alerta à população em Toledo

Há 14h
Petrobras reajusta preço do diesel em R$ 0,38 por litro
Brasil e Mundo

Petrobras reajusta preço do diesel em R$ 0,38 por litro

Há 15h
Forte batida entre dois carros é registrada no cruzamento das ruas Piratini e Doutor Flores, em Toledo
Policial

Forte batida entre dois carros é registrada no cruzamento das ruas Piratini e Doutor Flores, em Toledo

Há 15h
Calderano bate croata e vai às quartas de WTT WTT Champions, na China
Esportes

Calderano bate croata e vai às quartas de WTT WTT Champions, na China

Há 15h
Bolsonaro é internado em UTI hospitalar com broncopneumonia bilateral
Cotidiano

Bolsonaro é internado em UTI hospitalar com broncopneumonia bilateral

Há 15h
Safra de grãos do Paraná deve ter aumento de 306 mil toneladas, aponta IBGE
Variedades

Safra de grãos do Paraná deve ter aumento de 306 mil toneladas, aponta IBGE

Há 15h
Prefeitura atende demandas da comunidade de Concórdia do Oeste
Cotidiano

Prefeitura atende demandas da comunidade de Concórdia do Oeste

Há 15h
Ver mais notícias