Sinos da Catedral Cristo Rei serão reativados neste sábado (25), após 15 anos de inatividade


Foto: Gilmar Angelo - Toledo News

Neste sábado (25), a Catedral Cristo Rei terá uma parte da sua tradição reavivada, durante a Festa de Cristo Rei com a reativação dos sinos, que ficaram inativos por 15 anos.

O padre Hélio Bamberg, pároco da Paróquia Cristo Rei falou sobre a sensação com a novidade. “É de fato com grande satisfação que estamos realmente celebrando a festa de Cristo Rei, que é o padroeiro da Diocese de Toledo, do município de Toledo e também titular da Catedral. Temos a graça de podermos apresentar a Catedral definitivamente restaurada, pintada novamente nas suas cores originais e também a alegria de ouvir os sinos ressoar novamente”.

Um ponto destacado por padre Hélio, é a força espiritual da celebração. “É um momento muito forte em que concluímos o ano litúrgico. O ano litúrgico começa no advento e termina com a proclamação de Cristo Rei da nossa vida, do universo. E o tema dessa festa é a Ele louvor e glória eternamente, nossa gratidão a Deus por tudo”. 

Acerca da programação, o pároco da Catedral adiantou. “No dia 25, à noite, começam o repicar dos sinos, são sete sinos nas notas musicais completas. Vai ser um momento de alegria para todos nós. Muitas pessoas já estão se emocionando. Alguns dizem que vamos até chorar por isso, então é um grande momento de celebração e de agradecimento a Deus e também às pessoas, à comunidade, à sociedade, por tudo o que fizeram para que realmente a Catedral seja o símbolo religioso muito forte no coração da cidade, além de sua cultura e arte e arquitetura que ela expressa”.

A reestruturação da Catedral teve como ponto principal a reativação dos sinos, mas foram realizados outros diversos reparos em sua estrutura e também uma nova pintura. Estima-se que o valor empregado na obra gire em torno de R$ 1,5 milhão.

Os valores utilizados para arcar com as despesas da obra foram obtidos com o dízimo, ofertas e a colaboração da comunidade e do município em várias ações e promoções.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias