Foi realizada nesta quarta-feira (15), no Gabinete do Prefeito, a solenidade de assinatura dos contratos que autorizam a construção de dois novos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) em Toledo. As obras somam investimento superior a R$ 4,2 milhões e devem iniciar nos próximos dias.
Os Cmeis serão construídos pela empresa Bosque Empreendimentos Ltda, vencedora das licitações. Uma das unidades será implantada no Loteamento Redenção, no valor de R$ 1.979.000,00, e a outra no Loteamento Residencial Prefeito Egon Pudell, com investimento de R$ 2.239.000,00. As duas obras são oriundas do programa Infância Feliz, por meio da Secretaria das Cidades/Paranacidade, do Governo do Estado.
Cobertura completa contra colisão, roubo e furto de veículos
A partir de R$ 97,50 por mês! Conheça a Star Proteção Veicular
Star Proteção Veicular
Nio Fibra: 1 Giga de internet com 50% de desconto em Toledo
Oferta exclusiva: 1 Giga, Wi-Fi 6 e Globoplay por 12 meses por apenas ...
Nio Fibra Toledo
Mais segurança com Unimed Costa Oeste: SOS 24h para você
Suporte rápido em urgências e orientação médica 24 horas. Tranquilidad...
Unimed Costa Oeste
Eixão do Desenvolvimento: Conexão Biopark-Toledo
Nova via revoluciona mobilidade e potencializa o crescimento do Biopar...
Biopark
Transportadora Nova Santa Rosa amplia frota e abre vagas
Setor em expansão: envie seu currículo e faça parte de uma empresa líd...
Transportadora Nova Santa Rosa
Adega do Lago: Leve 3 vinhos Latitud 33 e pague só 2
Só até 30/06/2026: 3 garrafas por R$119,80. Aproveite o preço especial...
Adega do LagoA definição dos locais contou com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que atuou na identificação das regiões prioritárias a partir do diagnóstico da demanda. As novas unidades serão destinadas ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos.
O município já entregou, em 2025, duas novas unidades, o Cmei Nona Gentila Ruaro Viezzer, no Jardim da Mata, e o Cmei Professora Jane Elizete Alves Winchen, no bairro Pinheirinho. O processo de implantação dos novos equipamentos envolve a atuação integrada de diversas secretarias municipais, como Educação, Planejamento, Habitação, Urbanismo e Mobilidade; Administração e Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família.
Desenvolvimento pleno
O prefeito Mario Costenaro destacou que a assinatura dos contratos representa um avanço construído de forma coletiva, com integração entre diferentes áreas da administração e foco em políticas públicas voltadas à primeira infância. Segundo ele, os novos Cmeis fazem parte de um conjunto maior de ações estruturadas desde o início da gestão. “Quando a gente fala de educação infantil, fala também de desenvolvimento social e econômico. Esses espaços garantem que as famílias, especialmente as mães, tenham condições de trabalhar com segurança, sabendo que seus filhos estão bem atendidos. Isso é resultado de planejamento e de um trabalho conjunto entre secretarias”, afirmou.
Biopark Educação: Garanta a transferência para 2026
Matrículas abertas até 03/08, aprendizado personalizado.
Central Pizza: Pizza gigante de 60cm para até 9 pessoas
Por R$159 ou R$150 na retirada. Peça já e garanta praticidade e economia!
Sorriso Toledo: Atualize seu cadastro sem sair de casa
Atualização digital pelo AtlasMob. Mais rapidez e comodidade para estudantes de ...
Maestro Thermas Park Hotel: férias de julho em até 10x
Garanta 3 noites com pensão completa e transporte incluso. Vagas limitadas!
Mais
Ao abordar o tema, o presidente da Câmara, vereador Gabriel Baierle, destacou o crescimento do município e a necessidade de ampliar os equipamentos públicos para atender a demanda, especialmente nas regiões em expansão. Ele também chamou atenção para os desafios após a entrega das unidades. “A construção é uma etapa importante, mas o desafio continua depois, com a estruturação das equipes e o funcionamento das unidades. Essas regiões estão em crescimento e precisam desse tipo de investimento. A Câmara tem acompanhado esse processo e segue à disposição para contribuir com as demandas necessárias”, declarou.
Ampliação necessária
Dentro desse contexto, a secretária da Educação, Janice Salvador, ressaltou que a ampliação da rede é uma resposta à crescente demanda por vagas na educação infantil, especialmente para crianças de 0 a 3 anos. Ela explicou que os novos Cmeis passam a integrar uma estrutura já consolidada no município. “A educação infantil tem exigido cada vez mais da gestão pública, tanto na ampliação de vagas quanto na qualidade do atendimento. Esses novos Cmeis vêm para fortalecer uma rede que hoje já conta com dezenas de unidades e que precisa acompanhar o crescimento da cidade, garantindo atendimento adequado às crianças e às famílias”, pontuou.
Também envolvida na condução do processo, a secretária da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SDHS), Sheila Delava, enfatizou o papel do investimento na primeira infância como ferramenta de transformação social, destacando o envolvimento técnico e administrativo para viabilizar os projetos. Ela lembrou que os recursos são vinculados ao Fundo da Criança e do Adolescente. “Quando falamos da construção de um Cmei, não estamos falando apenas de uma vaga, mas de condições para que as famílias possam se organizar, trabalhar e se desenvolver. Foi um processo que exigiu articulação, ajustes e acompanhamento constante, e hoje conseguimos concretizar esse avanço para a comunidade”, afirmou.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Kaira Sikora, destacou que a assinatura dos contratos representa a consolidação de um trabalho construído desde a etapa inicial de planejamento, com participação ativa do conselho na definição das prioridades. Ela ressaltou que o processo envolveu diálogo, análise de demandas e escolha dos territórios com maior necessidade, especialmente voltados à primeira infância. “É uma satisfação chegar a esse momento, acompanhando desde quando começamos a discutir, planejar e diagnosticar quais regiões deveriam ser contempladas com mais urgência”, afirmou.
Falando em nome da liderança do Governo na Câmara, o vereador Professor Oséias parabenizou mais essa conquista e destacou o empenho do prefeito Mario Costenaro na busca por novos investimentos em vários setores. Também participaram da solenidade os vereadores Ricardinho Santos, Pedro Varela, Jairo Cerbarro e Marcos Zanetti.