Toledo deu mais um passo estratégico para obter o selo ???Cidade Amiga da Pessoa Idosa???. Na última sexta-feira (18), as secretárias municipais Simone Ferrari (Assistência Social) e Sheila Delava (Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família) estiveram na cidade de Irati para conhecer de perto o funcionamento do Complexo Social do Idoso, referência estadual no cuidado e na promoção de políticas voltadas à terceira idade.
A comitiva toledana foi recebida pelo secretário de Assistência Social de Irati, Denis Cezar Musial, e pela assessora do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Alzenir de Fátima Brudeck Sizanoski, que atua junto à Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) no âmbito do programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa. Ela esteve em Toledo no último dia 9 para tratar da inclusão do município nesta política pública, desenvolvendo aqui um projeto-piloto que poderia ser replicado em outras cidades paranaenses.
Hospital de Olhos inaugura unidade em Toledo
Receba diagnóstico preciso e conforto sem sair de Toledo. Agende já pe...
Hospital de Olhos de Toledo
Ouça a Rádio Massa FM Toledo
Sintonize agora online e participe dos sorteios!
Massa FM Toledo
Filato Bene: elegância e descontos exclusivos para noivos
Consultoria gratuita, ajustes especializados e variedade em trajes. Ch...
Filato Bene
Solutio Comunicação Visual
Transforme sua marca com tecnologia de ponta e soluções para projetos ...
Solutio Comunicação Visual
RJK MOBI: Scooter Foston X13 Max 2026 por R$ 5.450 à vista
Moderna e econômica. Autonomia de até 45 km e motor potente de 1000W.
RJK MOBI
Garanta já seu ingresso para os Jogos Juridicos Paranaenses
Ingressos online liberados! Compre fácil e aproveite festas open bar e...
Jogos Juridicos ParanaensesA partir deste alinhamento, as primeiras diretrizes do projeto, que deve resultar em um termo de cooperação técnica entre o município e o Estado, foram definidas. Um dos desdobramentos mais concretos dessa parceria é a inclusão do Projeto Político Pedagógico do Complexo da Pessoa Idosa, com o qual será possível, por exemplo, a construção de seu terceiro Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi), que deverá atender os bairros Jardim Panorama e São Francisco.
Segundo a secretária da Assistência Social de Toledo, a visita a Irati foi importante no sentido de avançar rumo ao objetivo de tornar o selo ???Cidade Amiga da Pessoa Idosa??? uma realidade. ???Estamos empenhados em cumprir todas as etapas necessárias para conquistar o selo ???Cidade Amiga da Pessoa Idosa???, iniciando um processo detalhado de organização documental e adequação legal, realizando todo um plano de trabalho ???, relata.
Simone ressalta que, embora o selo traga benefícios, também impõe responsabilidades concretas ao poder público. ???Estamos lutando por algo que não é apenas simbólico, mas estratégico, pois estimula a formulação de diversas políticas públicas voltadas ao idoso em áreas como habitação, segurança, trânsito, educação, assistência, saúde, meio ambiente, trabalho e esporte???, enumera a secretária, que adiantou que a primeira fase da adesão será concluída em breve, com uma visita à assessora do BID em Curitiba.