Toledo ganha o seu segundo curso de Medicina com a chegada da graduação da PUCPR


Foto: Divulgação - PUCPR
+93 mil
Siga o Toledo News no Insta

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) anunciou a abertura do curso de Medicina em seu câmpus de Toledo, consolidando a cidade como um polo de excelência em saúde e educação. O município, que já sedia a 20ª Regional de Saúde do Paraná e atende uma população de mais de 400 mil pessoas, agora contará com a formação de novos médicos, fortalecendo o desenvolvimento social, educacional e tecnológico da região. Esse será o segundo curso de Medicina do município, que já conta com uma graduação há quase 10 anos na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ricardo Lopes, diretor da PUCPR Toledo, destacou o impacto positivo da nova graduação. “É uma conquista que beneficia não apenas Toledo, mas todos os municípios abrangidos pela 20ª Regional de Saúde. Esse curso reforça a nossa vocação para a inovação e a excelência na área da saúde”.

Com mais de 60 anos de experiência no ensino de Medicina em Curitiba-PR e 12 anos em Londrina-PR, a PUCPR traz para Toledo um curso que combina tradição, inovação e infraestrutura de ponta. O câmpus conta com laboratórios modernos, um Centro de Simulação Clínica equipado com tecnologia avançada e metodologias ativas de ensino.

Entre os destaques está o uso da mesa digital interativa The Visible Human Table, que utiliza Inteligência Artificial para criar modelos ultrarrealistas do corpo humano, permitindo aos estudantes uma compreensão aprofundada e prática da anatomia.

O curso será coordenado pelo doutor Emilton Lima Júnior, renomado cardiologista e professor da PUCPR, com mais de 30 anos de experiência. A coordenação adjunta será da doutora Inara Staub Prochnau, especialista em Ciências Farmacêuticas e docente da PUCPR Toledo desde 2011.

A infraestrutura foi planejada para oferecer aos alunos uma formação integral, abrangendo habilidades como liderança, empatia e comunicação, além de preparar os profissionais para atuarem com visão empreendedora e inovadora.

Apoio e articulação política

O deputado federal Elton Welter (PT) foi um dos principais articuladores da conquista. Ele destacou a importância do curso para Toledo. “É um presente para a cidade e para toda a região. A criação do segundo curso de Medicina em Toledo é uma vitória que contou com o apoio do Ministério da Educação e da Saúde. Esse curso trará 41 vagas anuais, divididas em dois vestibulares, e reafirma a cidade como referência em saúde”.

A Prefeitura de Toledo também participou da articulação para a chegada de mais um curso de Medicina para a cidade. O prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (PSD), comemorou o feito. “É uma notícia maravilhosa. Com a articulação da Prefeitura e de outros entes conseguimos mais um curso de Medicina para Toledo. É um avanço muito significativo para a nossa saúde”, ressaltou o gestor municipal.

Outro a comemorar a conquista foi o deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas). “Recebemos com muita alegria a notícia da autorização do MEC para o funcionamento do curso de Medicina na PUCPR Campus Toledo. Este é um marco histórico que fortalece ainda mais o papel da nossa cidade como referência em educação e saúde. Desejo muito sucesso aos futuros estudantes e profissionais que serão formados aqui, contribuindo para o desenvolvimento da nossa região e o bem-estar de toda a sociedade”, comentou o deputado em uma de suas redes sociais.

Vestibular

Além do curso de Medicina, o câmpus Toledo da PUCPR oferece graduações em áreas como Administração, Direito, Engenharia de Produção e Medicina Veterinária, além de cursos de especialização e curta duração.

O vestibular para o curso de Medicina da PUCPR Toledo está previsto para fevereiro ou março de 2025. Mais informações estão disponíveis no site oficial da PUCPR: https://www.pucpr.br/campus-toledo/.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PUCPR.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim