Toledo participa do “Dia D” da Operação Shamar com ação educativa contra a violência doméstica

Em uma mobilização nacional pelo enfrentamento à violência contra a mulher, o município de Toledo realizou, na manhã desta sexta-feira (08), uma ação educativa como parte do “Dia D” da Operação Shamar. A iniciativa, promovida em todo o Brasil, integra os esforços do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) no combate à violência doméstica e ao feminicídio, reforçando a importância da proteção e valorização da vida das mulheres.

A atividade local foi realizada na Praça Willy Barth, no Centro da cidade, em uma blitz educativa organizada pela Secretaria da Mulher em parceria com as Patrulhas Maria da Penha da Polícia Militar (PM) e a Guarda Municipal (GM).

Motoristas e pedestres foram abordados durante a ação e receberam materiais informativos sobre os diversos tipos de violência, os canais de denúncia disponíveis e as formas de buscar ajuda.

A cabo Fernanda, da Patrulha Maria da Penha da PM de Toledo, destacou a importância da campanha no mês de agosto, período que também é marcado pelo “Agosto Lilás”, movimento que chama atenção para a luta contra a violência doméstica. “O mês de agosto é o mês de combate à violência doméstica, familiar e ao feminicídio. Gostaríamos de deixar esse recado para as mulheres que estejam passando por alguma situação de violência doméstica: vocês não estão sozinhas. Temos leis e instituições preparadas aqui em Toledo para acolhê-las e protegê-las. A denúncia pode salvar vidas”, afirmou.

A Operação Shamar segue em andamento até o dia 04 de setembro e busca, por meio de ações coordenadas, fortalecer a rede de proteção às mulheres e sensibilizar a sociedade sobre a gravidade da violência de gênero. A presença da blitz em espaços públicos tem como objetivo ampliar o alcance da informação e encorajar vítimas a romper o ciclo de violência.

Em Toledo denúncias de violência doméstica ou familiar podem ser feitas a Polícia Militar, via 190, Guarda Municipal, via 153, ou pelo Disque Denúncia do Estado do Paraná, via 181.





















Procura-se: Família de Toledo procura por Meg, cachorrinha desaparecida no Jardim Gisela