Toledo reforça orientações contra raiva durante agosto, o mês do ‘cachorro louco’

Agosto é popularmente conhecido como o “mês do cachorro louco”. A expressão surgiu por dois motivos: campanhas de vacinação contra a raiva tradicionalmente realizadas neste período e crenças populares que associavam o mês a maior agitação dos cães, devido ao cio das cadelas.
Orientações aos tutores
Segundo a coordenadora da Proteção Animal, Cinthia Moura, algumas ações podem ser tomadas pelos tutores para prevenir a transmissão da raiva:
* Vacinação anual obrigatória: cães e gatos devem ser imunizados contra a raiva todos os anos.
* Controle de acesso à rua: evitar que os animais circulem sozinhos, reduzindo riscos de contato com animais errantes ou silvestres.
* Filhotes: devem receber a vacina a partir da idade indicada pelo médico veterinário.
* Em caso de mordida ou arranhão: lavar a ferida imediatamente com água e sabão e procurar atendimento médico para avaliação e início da profilaxia antirrábica.
* Contato com morcegos: nunca manipular esses animais, mesmo mortos. Se cães ou gatos tiverem contato, o tutor deve procurar um veterinário e informar a vigilância sanitária.
Situação da raiva na região
Segundo Cinthia, o último caso registrado em Toledo ocorreu em setembro de 2022, em um bovino na Linha Mandarina, zona rural do município. O diagnóstico foi realizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) após exames que apontaram possível ataque de morcego. Desde 2018, não há registros de focos de raiva na área abrangida pela Unidade Local de Sanidade Agropecuária (Ulsa) de Toledo, que inclui também Ouro Verde do Oeste-PR e São Pedro do Iguaçu-PR.
Ações da Proteção Animal
A campanha de vacinação contra a raiva deste ano também já está confirmada para o dia 30 de agosto, e será realizada no Parque Ecológico Diva Paim Barth (Lago Municipal de Toledo).
Além da vacinação, a Proteção Animal desenvolve ações permanentes no município, como:
* Feiras de adoção responsável, com incentivo à adoção de animais vacinados e castrados.
* Programas de castração, voltados ao controle populacional de cães e gatos, reduzindo abandono e riscos de transmissão de doenças.
* Campanhas educativas, com foco em orientar a população sobre prevenção da raiva e cuidados gerais com os animais.

















Procura-se: cachorrinha que atende pelo nome de Menina, desaparecida na região do Jardim Concórdia, próximo ao Santuário São Pelegrino