A treinadora Solange Paludo e a ginasta Maria Eduarda Alexandre, ambas de Toledo, estão representando o Brasil no Congresso Pan-americano de Ginástica, promovido pela União Pan-americana de Ginástica e que está ocorrendo no Panamá. O evento, chamado "Acampamento Pan-americano de Ginástica Rítmica", reúne 17 países da América e conta com a participação de 40 atletas juvenis e 25 treinadores para uma semana de trocas de experiências e aprendizados com experts da modalidade.
Solange Paludo, que atua pela Associação de Ginástica Toledana (Agito), foi convidada como uma das especialistas a ministrar o curso, ao lado da renomada treinadora búlgara Valentina Ivanova. A ginasta Maria Eduarda Alexandre, também da Agito, participa do evento como uma das duas representantes brasileiras na categoria juvenil. O acampamento tem, ainda, a presença de Stiliana Nikolova, uma das maiores atletas da ginástica mundial.
Maria Eduarda Alexandre, que começou a se destacar em 2021 ao conquistar o ouro nos Jogos Pan-americanos Juvenil, é vista como uma das promessas da ginástica rítmica. Sua participação neste acampamento internacional reforça o seu papel de destaque, assim como o convite à treinadora Solange Paludo para coordenar as atividades, que reforça a excelência técnica da equipe toledana.
O convite para Solange participar como expert e para Maria Eduarda representar o Brasil neste evento é um reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido em Toledo, cidade que cada vez mais se consolida como um polo de ginástica rítmica de nível internacional.