A festa do Batismo de Jesus constitui uma espécie de elo entre dois tempos litúrgicos: conclui o Tempo do Natal e introduz o Tempo Comum. Também na vida de Jesus, o batismo é um momento significativo de transição: ele encerra a chamada ???Vida oculta???; em Nazaré e inaugura o tempo do ministério público e da manifestação do Reino de Deus na vida cotidiana das pessoas.
Na carta a Tito, São Paulo faz várias referências à manifestação de Deus em Jesus. Ele afirma, em particular, que ???apareceu a graça de Deus, que traz salvação a todos os homens???; (Tt 02,11).Realmente, Jesus é para todos: para o povo da primeira aliança, que vai ao Jordão e com o qual Jesus se mistura; para o povo da nova aliança, que nascerá do batismo no Espírito Santo e no fogo, profetizado por João Batista (cf. Lc 03,16); para outras sabedorias e tradições religiosas, representadas pelos Magos, como a solenidade da Epifania nos recorda.
Prati-Donaduzzi: vagas abertas em diversas áreas em Toledo
Impulsione sua carreira em uma das maiores indústrias farmacêuticas do país. Ins...
LG Importados: compras completas com conforto e horário estendido
Encontre perfumes, eletrônicos, moda e mais em um ambiente acolhedor até as 22h.
Maestro Thermas Park Hotel: lazer completo em meio à natureza
Descanso e diversão para toda família a 194 km de Toledo. Estrutura acolhedora e...
Motel Bughaville Toledo: Suítes a partir de R$ 65
Suítes completas com valores especiais durante o Mês do Consumidor.
Mais
Jesus veio a reunir todos os povos porque vive a sua existência na interseção de duas relações, que o relato do Batismo evidencia bem: a vertical com o Pai e a horizontal com seus irmãos. Jesus escuta, de fato, a palavra de Deus que o proclama ???filho???; ??? ???Tu és o meu Filho, o amado???; ??? justamente quando decide viver de forma radical a sua fraternidade conosco. Ele ??? o único justo! ??? aceita receber o mesmo batismo de penitência e conversão que João aplica aos judeus.
Jesus se imerge assim na fraternidade dos pecadores, e é quando vive essa descida que recebe o Espírito Santo, que desce sobre ele, e ouve a palavra do Pai que desce também, para elevá-lo e revelá-lo como ???O Filho amado???.
Dessa forma, o amor do Pai e a força do Espírito descem sobre Jesus, que, no entanto, quis ser uma só coisa com seus irmãos, embora pecadores. Descendo sobre Jesus, o Espírito desce também sobre nós, que somos uma só coisa com ele. Jesus ??? como profetiza João Batista ??? nos batizará não com água, mas com o Espírito Santo e com fogo, porque ele quis se deixar batizar, isto é, se imergir em nossa fraternidade, tornando-se um conosco, para que todos nós fôssemos uma só coisa nele: filhos amados do Pai e templo vivo do seu Espírito!
Há, no entanto, uma condição para acolher esse dom: ???esperar???;. O testemunho de João Batista permite que o povo permaneça em espera. Esperar significa sair de si mesmo e de nossas certezas, de nossa presunção de bastar para nós mesmos, para se dirigir a um Outro que vem consolar nosso pranto, nos fazer herdeiros da vida eterna, nos encher com o seu Espírito para que também possamos ouvir, com ele, a grande promessa de Deus: ???Tu és o meu filho amado, em ti ponho o meu bem-querer??? (Lc 03, 22).
Yinki Restaurante Oriental: rodízio por R$129,90 em Toledo
Garanta já sua reserva e aproveite mais de 70 pratos no rodízio. Promo...
Yinki Restaurante Oriental
S.O.S Lavadoras: manutenção rápida lavadora ou geladeira
Preços acessíveis. Orçamento fácil pelo WhatsApp.
S.O.S Lavadoras
Ouça a Rádio Massa FM Toledo
Sintonize agora online e participe dos sorteios!
Massa FM Toledo
Romaria para Trindade - Goiás: Garanta seu lugar agora
Viagem saindo de Toledo na Semana Santa, 2 pernoites, refeições inclus...
Romaria para Trindade - Goiás
Casa Cor Tintas: transforme seu espaço com orientação especializada
Conte com atendimento consultivo e visualize o resultado antes da apli...
Casa Cor Tintas
Viabilize: referência contábil desde 2004 em Toledo
Atendimento personalizado e suporte completo para empresas em todas as...
ViabilizeNo momento do nosso batismo recebemos o dom do Espírito que habitará em nós e nos acompanhará por toda a vida e que grita em nós: ???Pai???. Através do batismo nos tornamos filhos e filhas de Deus e devemos viver segundo o Espírito que age em nós. Na eucaristia é o momento ideal para tomar consciência do nosso batismo e da obra admirável que ele realiza em nós. ?? também o momento de renovar o nosso compromisso missionário porque o Senhor deve continuar sendo manifestado através dos batizados para que outros conheçam o caminho da salvação que está em Cristo.
Dom João Carlos Seneme, css
Bispo de Toledo