UBS de Toledo mantêm vacinação em dia e reforçam alerta sobre imunização


Foto: Divulgação
+93 mil
Siga o Toledo News no Insta

As unidades básicas de saúde (UBS) de Toledo mantêm, neste início de ano, a oferta regular de vacinas previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI), e disponíveis para os públicos-alvos atualizarem o esquema vacinal. O município segue com a aplicação dos imunizantes de rotina, concentra de forma estratégica algumas vacinas sazonais e se prepara para o início de uma nova campanha contra o Influenza.

Atualmente, a rede municipal dispõe de todos os imunizantes do calendário regular, com destaque para a vacina contra a dengue, indicada para adolescentes de 10 a 14 anos, e a vacina contra o vírus sincicial respiratório, recentemente incorporada para gestantes. A vacina contra a Influenza ainda está disponível em algumas unidades e, em breve, terá início a organização da campanha deste ano, de acordo com orientações do Ministério da Saúde.

Sobre esse cenário, o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Junior Palma, observa que a organização da oferta leva em conta critérios técnicos e logísticos, apontando que a distribuição é contínua e baseada na demanda. “O município mantém todos os imunizantes do calendário em circulação e a reposição ocorre de forma regular junto à 20ª Regional de Saúde”, assegura.

A gestão dos estoques segue um fluxo semanal de reposição. Algumas vacinas, como a da Covid-19, exigem cuidados adicionais devido ao prazo de validade após a abertura dos frascos, o que pode levar à concentração da aplicação em unidades específicas. “É uma medida que visa evitar desperdícios. Por isso, nem sempre a vacina fica disponível em todas as unidades ao mesmo tempo. A concentração em unidades estratégicas garante a otimização das doses, reduzindo desperdícios”, pontua a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Thais Schmidt Vitali Hermes.

Cobertura vacinal

Fora dos períodos de campanha, a maior demanda pelas salas de vacinação segue concentrada nos públicos que integram a rotina: crianças menores de 5 anos, gestantes, adolescentes e idosos. Entre os adultos, a procura costuma ser menor.

No caso da vacina contra a dengue, a cobertura ainda preocupa. “Apesar da disponibilidade, a adesão é baixa. Em termos práticos, apenas cerca de 32% do público-alvo [10 a 14 anos] completaram o esquema com duas doses”, informa a enfermeira, que celebra o fato de o município ter encerrado 2025 com índices elevados nas vacinas infantis. “As metas de cobertura para crianças menores de dois anos foram atingidas e isso reflete o acompanhamento frequente desse público nas unidades”, avalia.

Orientações

As vacinas estão disponíveis em todas as UBS do município, respeitando os horários específicos de cada espaço. Não é necessário agendamento. Para receber as doses, basta apresentar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e carteira de vacinação. “Orientamos sempre que as pessoas procurem a unidade mais próxima para esclarecer dúvidas e manter a imunização em dia”, aconselha Junior.

Thais detalha que, antes da aplicação de qualquer dose, as equipes de enfermagem nas UBS realizam uma avaliação clínica básica, verificando histórico de alergias, intervalos entre doses e condições momentâneas, como febre ou infecções. Após a vacinação, os usuários recebem orientações sobre possíveis reações, cuidados locais e quando procurar atendimento. “A avaliação prévia é fundamental para a segurança do paciente e as orientações pós-vacinais ajudam a evitar complicações e esclarecer dúvidas”, reforça.

O diretor de Vigilância em Saúde enfatiza que manter a carteira de vacinação atualizada, mesmo fora das grandes campanhas, é apontado como essencial para evitar a reintrodução de doenças já controladas no país. “Casos recentes de sarampo em outras regiões reforçam esse alerta. Portanto, a vacinação protege quem recebe a dose e toda a comunidade. Altas coberturas impedem a circulação de vírus e protegem os mais vulneráveis”, destaca.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias
aaasim