UBS Jardim Maracanã é contemplada com equipe Estratégia Saúde da Família

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Maracanã iniciou 2026 com uma mudança estrutural importante na organização do atendimento aos moradores da área que integra seu território de referência. A unidade passou a contar, pela primeira vez, com a implantação de uma equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agente comunitário de saúde (ACS) e profissional da área administrativa, em coexistência com as equipes de Atenção Primária (EAP) que já trabalham na unidade.
Os integrantes começaram a atuar nesta semana em um modelo de implantação gradual. Neste primeiro momento, o trabalho combina atendimentos à população residente no território da UBS com a organização estratégica dos processos internos de cuidado e acompanhamento. A previsão é de que, até o final deste mês, a operação esteja integralmente estruturada, integrada e em pleno funcionamento.
Integração e planificação
A equipe ESF na UBS Jardim Maracanã atua com carga horária de 40 horas semanais e passa a compor um arranjo que já incluía duas equipes de Atenção Primária à Saúde (EAP): uma com 30 horas semanais e outra com 20 horas. Todas elas trabalharão em sistema integrado, alinhado ao conceito de Planificação da Atenção à Saúde, que prevê organização contínua do cuidado com base em território delimitado, planejamento, responsabilidade compartilhada e acompanhamento permanente dos usuários.
Superada a fase inicial de adequações, os profissionais da ESF passarão a desenvolver ações de reconhecimento do território, estratificação de risco, acompanhamento de famílias e coordenação do cuidado em rede, ampliando a capacidade de resposta da unidade às demandas de saúde da comunidade. Diferentemente do que ocorre na maior parte das unidades que recebem equipes da Estratégia Saúde da Família, a UBS do Jardim Maracanã não foi convertida em uma Unidade Saúde da Família (USF).
Referência
Ainda assim, a unidade consolidou-se como referência de organização do trabalho e de cuidado centrado nas pessoas. A UBS é sede de um projeto-piloto voltado ao atendimento de pacientes com hipertensão arterial e diabetes mellitus, iniciativa que ganhou destaque ao ser apresentada na 3ª Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde, realizada em dezembro, em Brasília.
A gerente da UBS Jardim Maracanã, a enfermeira Janaína Ultado Dutra, destaca que a implantação da equipe ESF representa uma mudança estruturante na forma de organizar o cuidado e planejar o trabalho em saúde pública. “É uma equipe que deseja trabalhar sem improvisos, uma gestão com método”, pontua. “Esta experiência não está apenas ampliando equipes, ela oportuniza elevar o padrão de cuidado, construindo um novo jeito de fazer saúde pública: organizado, humano e preparado para o futuro”, complementa.
Vínculo
Ao comentar os impactos práticos para a população do território, a gerente ressalta que o modelo reforça o vínculo entre equipes e usuários e consolida um cuidado contínuo e territorializado. “Significa conhecer a população, saber onde ela vive, compreender suas necessidades e garantir que cada pessoa seja cuidada por profissionais que acompanham sua trajetória, no tempo certo”, explica. “Esta população será atendida por uma equipe de saúde fixa”, acrescenta.
Janaína também enfatiza que a iniciativa reposiciona o Sistema Único de Saúde (SUS) como agente ativo na prevenção e no acompanhamento das famílias, ampliando o acesso e reduzindo agravamentos. “Isso não é só aumento de pessoal. Isso é um reposicionamento estratégico do SUS no território. São mudanças que impactam positivamente o atendimento à população, que passa a ter vínculo efetivo com a equipe, cuidado preventivo e menor risco de agravamentos”, aponta. “É assim que a equipe da UBS Maracanã vê este processo. E compreendemos que, para a população, isso é incrível porque significa não ser apenas atendida: é ser e se sentir reconhecida”, analisa.




















Encontrado: carteira com cartão em nome de Rosiane Amorim da Silva