Nesta quarta-feira, 03 de janeiro, por volta das 20h30, uma Operação de combate a crimes transfronteiriços revelou uma tentativa de importação ilegal de produtos argentinos na Rodovia PR-180, no município de Nova Aurora-PR. A ação foi realizada em resposta a um Ofício da GLC/ALEP, solicitando reforço na fiscalização contra a entrada irregular de cargas de leite em pó e seus derivados no país.
Durante a Operação, as autoridades abordaram um veículo Fiat Ducato Cargo, com placas do Mercosul de Maringá-PR, conduzido por um homem de 60 anos. A fiscalização minuciosa revelou 23 sacos de leite em pó de 25 kg cada, totalizando impressionantes 575 kg. Além disso, foram encontradas 24 garrafas de vinhos variados, sendo 12 de Campari, oito de extrato de tomates e 12 de azeite, todos de origem argentina.
O condutor do veículo afirmou ser o proprietário dos produtos e ter adquirido a mercadoria em Foz do Iguaçu-PR, com a finalidade de entregá-la em Arapongas-PR. Diante da ilegalidade constatada, as autoridades entraram em contato com a Delegacia de Polícia Federal de Cascavel-PR para orientações sobre os procedimentos a serem adotados.
Seguindo as instruções da Delegada de Plantão, o envolvido foi qualificado no Boletim de Ocorrência Unificado (BOU), liberado, e o veículo juntamente com a mercadoria foram encaminhados à Receita Federal de Cascavel para a continuidade das investigações.