Viaja Mais 60 Paraná: Idosos atendidos pelos Certis participam de excursões


Foto: Divulgação
+85 mil
Siga o Toledo News no Insta

Cerca de 120 idosos participam nesta semana, entre segunda e quarta-feira (17 a 19), de uma programação especial. Estão entre os contemplados pessoas atendidas pelas duas unidades do Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) de Toledo e também as inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

As excursões promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), pasta que gerencia os Certis, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família (SDHS) – incluem visitas ao Rancho Mazzarollo, no distrito de Concórdia do Oeste. Este espaço está entre os pontos que integram o Território Turístico Riquezas do Oeste, iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo (Setu) voltada à valorização do agronegócio e dos eventos culturais e gastronômicos que impulsionam a região.

A semana começou com a participação de aproximadamente 40 idosos (a maioria atendida pelo Certi Doutor Wilson Carlos Kuhn, da Grande Pioneiro), que foram recebidos com café da manhã, visitaram a fazendinha, interagiram com os animais, almoçaram no local e fizeram uma trilha antes de retornar para o Certi no fim da tarde. A mesma experiência foi repetida nesta terça-feira (18) por outros 40 idosos (a maioria atendida pelo Certi Doutor Ernesto Dall’Oglio, do Jardim Coopagro). O roteiro volta a ser realizado nesta quarta (19), com um novo grupo de 40 participantes – metade da unidade da Grande Pioneiro e metade da unidade do Coopagro.

As excursões fazem parte do programa “Viaja Mais 60 Paraná”, conduzido pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e desenvolvido em parceria com a Setu. A proposta busca garantir o direito de acesso à cultura e ao lazer por meio do turismo social acessível, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento regional, fortalece cadeias produtivas e incentiva destinos turísticos comprometidos com práticas responsáveis, inclusivas e sustentáveis para a população idosa.

A diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Smas, Rejane Marlene Linck Neumann, destaca que a proposta das excursões vai além do passeio. “É uma atividade que reforça vínculos e devolve aos idosos a sensação de pertencimento, representa um momento de convivência e integração entre os idosos”, avalia. “Tudo isso ocorre em um espaço com ambiente e alimentação saudáveis, em contato com a natureza, um dia diferente que os faz sentir valorizados e, para alguns que foram criados no campo, significa também um retorno às origens”, observa.

Ao todo, 160 idosos serão contemplados pelo programa. Além das atividades desta semana, um grupo de 40 participantes viajará no início de dezembro, entre os dias 1º e 3, para o Maestro Thermas Park Hotel, em Francisco Beltrão, encerrando a etapa atual do Viaja Mais 60 Paraná em Toledo.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias
aaasim