Cerca de 120 idosos participam nesta semana, entre segunda e quarta-feira (17 a 19), de uma programação especial. Estão entre os contemplados pessoas atendidas pelas duas unidades do Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) de Toledo e também as inscritas no Cadastro ??nico para Programas Sociais (Cad??nico).
As excursões promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), pasta que gerencia os Certis, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família (SDHS) ??? incluem visitas ao Rancho Mazzarollo, no distrito de Concórdia do Oeste. Este espaço está entre os pontos que integram o Território Turístico Riquezas do Oeste, iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo (Setu) voltada à valorização do agronegócio e dos eventos culturais e gastronômicos que impulsionam a região.
Serallê Calçados: até 70% OFF na Semana do Consumidor
Tênis originais de marcas famosas a partir de R$149,90. Ofertas por te...
Serallê Calçados
Colégio Adventista de Toledo: Ensino com excelência reconhecida
Infraestrutura moderna e ensino bilíngue na maior rede cristã do mundo...
Colégio Adventista de Toledo
Prati-Donaduzzi: vagas abertas em diversas áreas em Toledo
Impulsione sua carreira em uma das maiores indústrias farmacêuticas do...
Prati-Donaduzzi
Ouça a Rádio Massa FM Toledo
Sintonize agora online e participe dos sorteios!
Massa FM Toledo
Romaria para Trindade - Goiás: Garanta seu lugar agora
Viagem saindo de Toledo na Semana Santa, 2 pernoites, refeições inclus...
Romaria para Trindade - Goiás
São Jorge Locadora de Máquinas: Alugue caminhões guindaste e Munck
Frota própria e equipamentos para grandes operações. Solicite seu orça...
São Jorge Locadora de MáquinasA semana começou com a participação de aproximadamente 40 idosos (a maioria atendida pelo Certi Doutor Wilson Carlos Kuhn, da Grande Pioneiro), que foram recebidos com café da manhã, visitaram a fazendinha, interagiram com os animais, almoçaram no local e fizeram uma trilha antes de retornar para o Certi no fim da tarde. A mesma experiência foi repetida nesta terça-feira (18) por outros 40 idosos (a maioria atendida pelo Certi Doutor Ernesto Dall???Oglio, do Jardim Coopagro). O roteiro volta a ser realizado nesta quarta (19), com um novo grupo de 40 participantes ??? metade da unidade da Grande Pioneiro e metade da unidade do Coopagro.
As excursões fazem parte do programa ???Viaja Mais 60 Paraná???, conduzido pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e desenvolvido em parceria com a Setu. A proposta busca garantir o direito de acesso à cultura e ao lazer por meio do turismo social acessível, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento regional, fortalece cadeias produtivas e incentiva destinos turísticos comprometidos com práticas responsáveis, inclusivas e sustentáveis para a população idosa.
A diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Smas, Rejane Marlene Linck Neumann, destaca que a proposta das excursões vai além do passeio. ????? uma atividade que reforça vínculos e devolve aos idosos a sensação de pertencimento, representa um momento de convivência e integração entre os idosos???, avalia. ???Tudo isso ocorre em um espaço com ambiente e alimentação saudáveis, em contato com a natureza, um dia diferente que os faz sentir valorizados e, para alguns que foram criados no campo, significa também um retorno às origens???, observa.
Ao todo, 160 idosos serão contemplados pelo programa. Além das atividades desta semana, um grupo de 40 participantes viajará no início de dezembro, entre os dias 1º e 3, para o Maestro Thermas Park Hotel, em Francisco Beltrão, encerrando a etapa atual do Viaja Mais 60 Paraná em Toledo.