Vice-prefeito Lucio de Marchi assume interinamente a Prefeitura de Toledo durante viagem oficial de Costenaro à Europa

Em solenidade realizada no final da tarde desta quinta-feira (06), no gabinete do prefeito, o vice-prefeito Lúcio de Marchi (Progressistas) assumiu interinamente o cargo de prefeito de Toledo. Ele ficará à frente do Executivo entre os dias 06 e 18 de novembro, período em que o prefeito Mario Costenaro (Republicanos) estará licenciado para participar de uma missão técnica internacional na Alemanha e na Finlândia.
A licença foi autorizada pela Resolução de Nº 140/2025, aprovada pela Câmara Municipal e promulgada pelo presidente do Legislativo, vereador Gabriel Baierle (União Brasil), e pelo primeiro-secretário, vereador Roberto de Souza (PT), em Sessão Ordinária realizada no dia 29 de setembro. Conforme a Lei Orgânica do Município, o prefeito necessita de autorização do Legislativo para se ausentar do país por período superior a 10 dias.
A viagem de Costenaro integra uma missão institucional organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), com apoio do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD-Oeste-PR) e da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar). O objetivo é promover o intercâmbio de experiências e boas práticas em áreas como inovação, sustentabilidade, gestão pública, meio ambiente e educação. A comitiva participará de encontros e debates nas cidades de Frankfurt (Alemanha) e Helsinque (Finlândia), buscando soluções e ideias que possam ser aplicadas ao desenvolvimento local.
O prefeito licenciado destacou a importância da viagem para o fortalecimento de políticas públicas em Toledo. “Nós estamos indo para dois países que têm uma experiência muito grande na educação, na sustentabilidade e na inovação. O que esperamos é agregar instrumentos que nos permitam aprimorar o trabalho que já vem sendo feito aqui e abrir novos caminhos mais inovadores. Tenho certeza de que será uma oportunidade para ampliar nossa visão e confirmar boas práticas que já aplicamos em Toledo”, afirmou Costenaro.

Sobre o comando do Executivo municipal, Costenaro disse estar tranquilo em deixar a administração sob responsabilidade de Lucio de Marchi. “O Lucio já demonstrou toda a sua qualidade e merece ser cada vez mais reconhecido. Como prefeito, ele enfrentou períodos difíceis, como o limite prudencial estourado e a pandemia, e ainda assim entregou obras importantes e equilíbrio nas contas públicas. Tenho total confiança em sua condução e na equipe que o acompanha tanto de secretários quanto dos servidores”, destacou.
Ao assumir a chefia do Executivo, Lucio de Marchi afirmou que dará continuidade ao trabalho desenvolvido pela atual gestão. “Eu estou na Prefeitura todos os dias, conheço bem as demandas da cidade e do interior. Já fui vice do Schiavinato e o vice que mais assumiu como prefeito. Agora, assumo novamente com responsabilidade e transparência, dando sequência ao excelente trabalho que o prefeito Mario Costenaro vem realizando. Vamos seguir o caminho de desenvolvimento que Toledo está trilhando”, declarou o prefeito em exercício.

Costenaro retorna ao cargo no dia 19 de novembro, após concluir a agenda internacional. Até lá, Lucio de Marchi comandará as ações da Prefeitura de Toledo.













Encontrado: Óculos de grau encontrado na saída do cemitério em Toledo