Carreta Agro Pelo Brasil vai levar conhecimento e inovação ao INOVAMEAT Toledo


Foto: CNA

Gastronomia Molecular, experiência imersiva 3D, pod cast e palestras são atrações que ocorrerão na Carreta durante os três dias do evento

O INOVAMEAT Toledo, principal evento de proteína animal do Paraná, vai receber a Carreta Agro Pelo Brasil, uma iniciativa do sistema CNA/SENAR  que está revolucionando a forma como a inovação e a tecnologia chegam aos eventos do agronegócio.

Com uma programação especial para os visitantes do INOVAMEAT 2024, a carreta multiuso vai contar com palestras, podcast e imersão 3D,  além de workshop sobre Gastronomia Molecular durante os três dias do evento. O INOVAMEAT ocorrerá de 1 a 3 de abril, no Centro de Convenções e Eventos Ismael Vicente Sperafico, em Toledo (PR).

Serão seis workshops para cerca de 20 pessoas cada um, com degustação de pratos à base de proteína animal, empregando técnicas avançadas de Gastronomia Molecular. Essas técnicas transformam a experiência culinária, utilizando gases como dióxido de carbono e nitrogênio para criar sabores únicos e inovadores.

Os workshops serão conduzidos por duas experientes instrutoras do Senac de Toledo, as chefes de cozinha Josiane Madalosso e Miriane Wessel. Elas demonstrarão como a gastronomia molecular se popularizou nos grandes restaurantes através de processos químicos criativos e inusitados. “Os visitantes terão a oportunidade de participar de degustações e experimentar novos sabores enquanto aprendem sobre técnicas culinárias”, explica a gerente executiva do Senac​ Toledo,  Shenia Uez.

Com múltiplas funcionalidades, outra atração da carreta é o parque de imersão, onde os visitantes poderão assistir a vídeos em 3D que mostram o que acontece com os alimentos desde sua produção até o consumo final. “Esse espaço é projetado nas paredes e no chão, proporcionando uma experiência visual envolvente e educativa”, explica o diretor executivo da Fundação de Desenvolvimento Tecnológico de Toledo  (Funtec), Renato Tratch.

Outra novidade é um estúdio de podcast dentro da carreta que realizará entrevistas ao vivo com autoridades presentes, como os ex-ministros da Agricultura Tereza Cristina e Roberto Rodrigues, que serão transmitidas para diversos canais, incluindo os da Prefeitura, Associação Comercial de Toledo, Sindicato Rural e Confederação Nacional da Agricultura.

Anexo à Carreta Agro pelo Brasil,  haverá um espaço destinado a 15 agroindústrias de produtores rurais do município, que  terão a oportunidade de comercializar seus produtos. Uma variedade de itens de proteína animal, incluindo queijos e embutidos, estarão disponíveis para os visitantes. “Esta é uma excelente oportunidade para os produtores locais mostrarem a qualidade e a diversidade dos seus produtos”, afirma Renato Tratch.

A Carreta Agro pelo Brasil tem recebido uma excelente receptividade, com as pessoas impressionadas com a experiência imersiva do vídeo 3D e apreciando as atividades educativas e degustações oferecidas na cozinha experimental. O Paraná é o terceiro estado contemplado após passagens bem-sucedidas por Sergipe e Santa Catarina.

A carreta permanecerá montada durante os três dias do INOVAMEAT, dentro do Centro de Eventos.

SOBRE O EVENTO

O INOVAMEAT Toledo tem realização do Sindicato Rural, Associação Comercial e Empresarial de Toledo, com o apoio da Prefeitura Municipal,  Embrapa, Programa Oeste em Desenvolvimento, Sistema Regional de Inovação Iguassu Valley e a Fundação de Desenvolvimento Tecnológico de Toledo (Funtec)

A edição de 2024 tem como tema a “Inovação na Produção de Proteína Animal”. O objetivo é abordar as principais inovações e tecnologias para a produção de proteína animal, visto que essa é uma área que dia após dia aumenta a sua relevância no cenário do agronegócio.

A expectativa é reunir participantes e palestrantes de diversas localidades abordando temas ligados à cadeia produtiva de suínos, aves, peixes e leite.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias