Toledo recebe na próxima sexta-feira (31) o V Seminário de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, no auditório da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), das 08h00 às 17h30. O encontro é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SDHS), e tem como tema "Da invisibilidade à proteção: desafios e estratégias para o enfrentamento ao tráfico de pessoas".
A manhã é reservada a três palestras. A primeira trata da rede de proteção, atendimento e enfrentamento ao tráfico de pessoas. A segunda aborda a migração venezuelana, a Operação Acolhida e o sistema de proteção contra o tráfico humano. A terceira fala da proteção da primeira infância e do enfrentamento ao tráfico de bebês. O bloco termina com debate aberto aos participantes.
À tarde, o Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Toledo será apresentado ao público. Na sequência ocorrem as oficinas temáticas, divididas por eixos de discussão, com foco na construção de estratégias de prevenção, identificação e acolhimento das vítimas. O dia se encerra com a socialização do que saiu das oficinas e com os encaminhamentos finais.
Veja a programação completa:
| Horário | Atividade |
|---|---|
| 08h00 às 08h30 | Credenciamento e acolhida dos participantes |
| 08h30 às 09h00 | Abertura oficial |
| 09h00 às 09h40 | Palestra I — Rede de proteção, atendimento e enfrentamento ao tráfico de pessoas |
| 09h40 às 10h00 | Intervalo |
| 10h00 às 10h45 | Palestra II — Migração venezuelana: a Operação Acolhida e o sistema de proteção ao tráfico humano |
| 10h45 às 11h30 | Palestra III — Proteção da primeira infância e enfrentamento ao tráfico de bebês |
| 11h30 às 12h00 | Debate |
| 12h00 às 13h30 | Intervalo para almoço |
| 13h30 às 13h45 | Apresentação cultural |
| 13h45 às 15h00 | Apresentação do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Toledo |
| 15h00 às 15h15 | Intervalo |
| 15h15 às 16h15 | Oficinas temáticas por eixos de discussão |
| 16h15 às 17h00 | Socialização das oficinas |
| 17h00 às 17h30 | Debate e encaminhamentos finais |
As inscrições são feitas pelo formulário em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSei5eN5TiYYdP3kIPJnn8ng0owb7H77N8wuDo0GCTW_rTGMLg/viewform. Servidores municipais que vão participar como cursistas precisam, depois de preencher o formulário, fazer também a inscrição na plataforma Moodle, em https://moodle.toledo.pr.gov.br/, usando o mesmo usuário e senha do computador da Prefeitura.
No Moodle, o servidor deve preencher os campos obrigatórios, informar a Certidão de Pessoa Física (CPF) e matrícula e confirmar o e-mail. Depois disso, é preciso se inscrever no curso "V Seminário de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas — 2026" com uma das chaves por eixo: EIXO01, EIXO02, EIXO03 ou EIXO04. O certificado fica disponível para download no mínimo 30 dias após a formação, segundo a organização.