‘A mãezinha me trouxe até aqui’, afirma peregrino de Toledo após 1.091 km até Aparecida

"Graças a Deus, a mãezinha me protegeu o tempo todo e me trouxe até aqui", foi com essas palavras que Joelci Fernandes da Silva, de 53 anos, morador do Jardim Coopagro, em Toledo, descreveu a emoção de concluir, no último sábado, 09, a sua peregrinação a pé até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte-SP. Foram 1.091,60 quilômetros percorridos desde o dia 20 de julho, quando deixou Toledo às 06h20, movido pela fé, pela resistência física e pelo desejo de solidariedade.

A jornada, que durou pouco mais de duas semanas, foi marcada por momentos de superação e pela ajuda de desconhecidos ao longo do caminho. “Muitas coisas que aconteceram pelo percurso foram emocionantes, tanto quanto a chegada aqui. Deus foi mostrando a bondade do ser humano, que ainda está presente. Só precisamos nos relacionar da maneira certa para termos um mundo melhor”, refletiu.

Joelci afirmou que sempre se inspirou na caminhada de José, Maria e Jesus rumo ao Egito. “Eu sozinho tive dificuldades? Sim, mas poucas, nada que se compare. Hoje temos conforto, um lugar para ficar. E eles, como faziam? É algo que nos faz pensar muito”.

Durante a peregrinação, ele percorreu entre 50 e 65 quilômetros por dia, chegando a registrar um impressionante trajeto de 73 quilômetros em apenas uma jornada. “A oração do meu povo me empurrava e Nossa Senhora Aparecida me puxava”, contou, emocionado.
A viagem foi acompanhada à distância pelo amigo e primeiro sargento Gehlen, da Polícia Militar (PM) de Toledo, e sua esposa, Ana Paula, que cuidaram da logística diária, enviando mapas e organizando pontos de descanso. “A minha preocupação foi só caminhar”, disse Joelci.

Ministro auxiliar da Paróquia São Francisco de Assis e atuante colaborando nas pastorais da Esperança e da Criança, ele fez questão de destacar que não fez promessas em troca de graças. “Não gosto de usar minha fé como moeda de troca. Eu saí caminhando, e o que a minha Mãezinha quiser, está bem feito”.

Esta foi a primeira vez que Joelci visitou o Santuário Nacional. Após a chegada, ele planeja descansar alguns dias na casa de um tio na região antes de retornar a Toledo de ônibus.















Procura-se: cachorrinha que atende pelo nome de Menina, desaparecida na região do Jardim Concórdia, próximo ao Santuário São Pelegrino