???No mundo tereis aflições, mas tende coragem! Eu venci o mundo???

Fonte: Divulgação - Diocese de Toledo
???No mundo tereis aflições, mas tende coragem! Eu venci o mundo???
📷 Foto: Toledo News

Estamos chegando ao fim do Ano Litúrgico e, no Evangelho de São Lucas, é também o fim da viagem de Jesus. Em Jerusalém ele será morto e ressuscitará. Neste domingo (13), o Evangelho apresenta um discurso de Jesus em um estilo escatológico que aborda o fim dos tempos com um olhar de esperança na vivência cotidiana da fé. Mesmo que tudo seja destruído, o Filho de Deus retornará para reunir todos os seus. Será preciso ser perseverante e vigilantes com um olhar atento nos acontecimentos.

O caminho da Igreja e dos discípulos não será fácil: haverá perseguições, denúncias, fracassos. A metáfora é apresentada pela construção do templo, tão grande, sólido, bonito, esplendoroso; o templo de pedra será destruído, mas a Igreja não. A missão dos discípulos em caminhada na história é ajudar a construir o mundo de acordo com o projeto de Deus. ?? uma tarefa difícil, mas com a ajuda e a força de Deus é possível.

Jesus exorta seus discípulos a se exercitar no discernimento para não serem enganados. ???Muitos virão em meu nome dizendo: ???Sou eu???! e ainda: ???O tempo está próximo???. O falso profeta não age como Jesus que empenhou a vida servindo Deus e colocando-se a serviço da humanidade. Quem busca o poder para dominar e escravizar os outros não é discípulo de Jesus. O cristão deve ser atento para não se deixar enganar por falsas promessas e mentiras. Devem dizer um não decisivo: ???Não seguias esta gente???!

Os apóstolos serão desafiados a dar testemunho, serem mártires, na certeza de que o Espírito Santo, enviado pelo Senhor, os assistirá na hora da prova. Eles foram no seu tempo e nós somos hoje convidados pelo Senhor a viver nossa fé com coragem. Com a certeza de que com a nossa perseverança salvaremos muitas vidas. A vida cristã não é questão de viver o momento, mas ela exige perseverança a vida toda, nos momentos de alegria e de dificuldades. O cristão é aquele que persevera no amor, continuando a praticar o bem a custo da própria vida. Desta forma, testemunhamos a fé e alegria de ser discípulo do Senhor e participar de nossa Igreja.

A leitura do Evangelho não nos remete ao futuro, mas nos ajuda a refletir sobre a nossa vida hoje. Não podemos olhar para trás querendo encontrar um refúgio seguro no passado. O nosso tempo é agora, temos que transformar o mundo que nos cerca em um lugar bom para todos. ?? um caminho cheio de labutas, ele não nos leva ao aniquilamento, à destruição absoluta, ao fracasso total, mas à vida nova, à vida plena; por isso, deve ser uma caminhada percorrida de cabeça levantada, cheios de alegria e de esperança.

Não importam os acontecimentos, Deus deseja que nos ocupemos com seu Reino neste mundo e permaneçamos fiéis no testemunho de Jesus.

Dom João Carlos Seneme, css
Bispo de Toledo

Últimas Notícias

Keeta Brasil: Conheça a Plataforma que Está Transformando as Entregas
Variedades

Keeta Brasil: Conheça a Plataforma que Está Transformando as Entregas

Agora
Onda de calor na Europa causa 1 mil mortes na França
Brasil e Mundo

Onda de calor na Europa causa 1 mil mortes na França

Há 1h
Irã e EUA intensificam ataques e ameaçam escalar o conflito
Brasil e Mundo

Irã e EUA intensificam ataques e ameaçam escalar o conflito

Há 3h
Copa inicia mata‑mata neste domingo com África do Sul e Canadá
Esportes

Copa inicia mata‑mata neste domingo com África do Sul e Canadá

Há 3h
Alemanha e Dinamarca registram temperaturas recordes
Cotidiano

Alemanha e Dinamarca registram temperaturas recordes

Há 3h
Paraná é o primeiro estado da força-tarefa brasileira a entrar em operação na Venezuela
Variedades

Paraná é o primeiro estado da força-tarefa brasileira a entrar em operação na Venezuela

Há 3h
Veículo sai da pista e vai parar em lavoura de milho entre Nova Santa Rosa e Novo Sarandi
Policial

Veículo sai da pista e vai parar em lavoura de milho entre Nova Santa Rosa e Novo Sarandi

Há 3h
Motorista bate em poste e é flagrado embriagado na Avenida Parigot de Souza, em Toledo
Policial

Motorista bate em poste e é flagrado embriagado na Avenida Parigot de Souza, em Toledo

Há 4h
Hóspede que se recusava a deixar casa agride moradores e é detido pela PM em Toledo
Policial

Hóspede que se recusava a deixar casa agride moradores e é detido pela PM em Toledo

Há 4h
Motociclista morre após colisão traseira na PR-575, em Nova Aurora
Policial

Motociclista morre após colisão traseira na PR-575, em Nova Aurora

Há 4h
Colisão entre dois caminhões e carro deixa um morto na BR-277
Policial

Colisão entre dois caminhões e carro deixa um morto na BR-277

Há 5h
Mulher perde quase R$ 2 mil em golpe após criminoso se passar pelo filho em Nova Santa Rosa
Policial

Mulher perde quase R$ 2 mil em golpe após criminoso se passar pelo filho em Nova Santa Rosa

Há 6h
Ver mais notícias