20ª SDP de Toledo intensifica esforços na Cartilha de Prevenção a Golpes da PCPR


Foto: Divulgação - PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) lançou no início deste mês de abril, uma cartilha para alertar a população sobre golpes. O objetivo é fornecer informações sobre armadilhas clássicas dos golpistas e novos golpes eletrônicos, visando orientar a população sobre como se proteger. O material estará disponível online.

O documento aborda diversos tipos de ações criminosas e orienta sobre o que fazer caso alguém seja vítima de um golpe. Segundo o delegado titular da Delegacia de Estelionatos da PCPR em Curitiba-PR, Emmanoel David, a cartilha é uma ferramenta essencial para capacitar a comunidade a reconhecer e evitar armadilhas financeiras e criminosas.

A cartilha trata de golpes clássicos como o "Golpe do Bilhete Premiado", onde os estelionatários convencem a vítima a transferir valores ou entregar itens financeiros como garantia para receber um prêmio fictício. Também alerta sobre novos golpes eletrônicos, como o "Golpe dos Nudes", que ocorre principalmente nas redes sociais, onde os criminosos enviam fotos íntimas e exigem dinheiro para evitar exposição ou acusações falsas.

A PCPR orienta a população a desconfiar de abordagens oferecendo dinheiro e a permanecer sempre em alerta. Em caso de ser vítima de um golpe, é recomendado registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) imediatamente. No Paraná, o B.O pode ser feito online através do site da PCPR ou na Delegacia mais próxima.

A 20ª Subdivisão Policial de Toledo (20ª SDP) está apoiando a campanha contra os golpes virtuais, ressaltando a importância de prevenir esses crimes e denunciá-los quando ocorrerem.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias