4º Nippon Fest de Bon Odori reúne grande público e celebra cultura japonesa em Toledo

VÍDEO NO FINAL DA MATÉRIA
O 4º Nippon Fest de Bon Odori foi um grande sucesso em Toledo. Realizado no último sábado, dia 29 de novembro, o evento movimentou o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chama Crioula com um dia repleto de cultura, tradição, gastronomia e homenagens à história da comunidade japonesa no município. A programação iniciou às 14h00 e reuniu famílias, visitantes e apreciadores da cultura nipo-brasileira, que prestigiaram apresentações, música, dança e diversas manifestações culturais tradicionais.
A edição deste ano ganhou um significado especial ao celebrar três marcos históricos: os 130 anos do Tratado de Amizade, Navegação e Comércio entre Brasil e Japão, os 117 anos da imigração japonesa no país e os 63 anos da fundação da Comunidade dos Nipo-Brasileiros de Toledo (Ceato). A integração entre gerações e o resgate das raízes da comunidade marcaram os momentos mais emocionantes do festival.

Presidente da Associação Cultural e Esportiva de Toledo (Ceato), Celso Hissao Thotusi destacou a história da instituição e o valor simbólico do evento para a comunidade japonesa. “Há seis anos estou à frente da Ceato, fundada em 1963 por sete famílias que se uniram para construir esse trabalho. Ao longo desses 63 anos, a associação se manteve graças aos descendentes de imigrantes japoneses e amigos toledanos que frequentam e apoiam a entidade. A Nippon Fest é um ícone muito importante porque traz a cultura japonesa e o Bon Odori, celebrado no Japão no período de Finados. Como imigrantes, mantemos essa lembrança viva aqui no Brasil, reunindo amigos, avós e ancestrais em torno de nossa cultura. Tivemos karaokê, taiko, culinária japonesa e produtos típicos, além de alimentos brasileiros que também fazem parte da nossa integração”.
A tradição japonesa simbolizada pelo Bon Odori, dança que homenageia antepassados, emocionou quem participou. Para muitos descendentes, o evento é uma oportunidade de celebrar a memória familiar e fortalecer laços culturais. Entre eles, a vereadora Katchi Nascimento (MDB), que viveu um momento especial ao participar da festividade ao lado de familiares.

“É um momento muito especial para mim. Tenho muitas raízes japonesas, meus avós vieram do Japão, e estar aqui representa muita emoção. Além de representar o Legislativo, celebro também minha família, meus antepassados e essa festa milenar que faz reverência à nossa história. Recebemos familiares de Londrina e Maringá, e isso trouxe ainda mais significado. O evento também movimenta a cidade, atrai visitantes e valoriza Toledo. Com o projeto de lei de autoria da professora Marli, do qual sou coautora, o Nippon Fest de Bon Odori agora faz parte do calendário oficial do município, garantindo que essa festa tão importante continue todos os anos”.
A vereadora Marli Gonçalves Costa (MDB), autora da lei que incluiu o evento no calendário oficial de Toledo, ressaltou a importância do reconhecimento institucional da festividade. “Acompanhei todas as edições do Nippon Fest e sempre estive próxima por ser apreciadora da cultura japonesa. Colocar o evento no calendário oficial foi uma forma de garantir que todos os anos essa festividade seja realizada com apoio do poder público, independentemente da gestão. É um momento muito importante para nossa comunidade japonesa, que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Toledo”.
Com apresentações culturais, música, danças tradicionais, gastronomia típica e atrações para todas as idades, o 4º Nippon Fest de Bon Odori reforçou, mais uma vez, o papel fundamental da Ceato na preservação e promoção da cultura japonesa na região. O sucesso do evento evidencia não apenas a força da tradição, mas também o carinho e o engajamento da comunidade toledana, que ano após ano prestigia e fortalece essa celebração histórica.
CONFIRA MAIS DETALHES NO VÍDEO ABAIXO















Procura-se: Família do Jardim Coopagro procura por cachorrinha desaparecida