7ª Conferência Municipal da Cidade de Toledo debaterá o futuro do município

Com o objetivo de promover o diálogo sobre os rumos do desenvolvimento do município, a Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo realizará nos dias 25 e 26 de abril a 7ª Conferência Municipal da Cidade de Toledo. O evento acontecerá no Auditório Dom Anuar Battisti, no câmpus local da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), localizado na Avenida União, 500 – Vila Becker.
Sob o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência visa fomentar a participação popular na formulação e aprimoramento das políticas urbanas locais. Questões como moradia, saneamento, mobilidade, planejamento urbano e sustentabilidade estarão no centro dos debates.
A participação da comunidade é fundamental para o sucesso do evento. As inscrições podem ser feitas on-line, por meio do link https://forms.gle/sDTvCstdCArTgquS6, onde também está disponível a programação completa.
Cronograma
A abertura oficial ocorrerá na sexta-feira (25), às 18h, com o credenciamento dos participantes, seguido das falas do prefeito de Toledo, Mario Costenaro, e do presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel Baierle. Em seguida, será iniciado o Eixo 1, com a palestra “Planejamento das Políticas Públicas”, ministrada pelo promotor de Justiça Giovani Ferri.
Ainda na sexta, serão debatidas e votadas propostas para a atualização do regimento e da lei do Conselho da Cidade de Toledo, atividade conduzida pelo secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Ronald Peixoto Drabik. A noite será encerrada com a eleição dos 28 membros (titulares e suplentes) do novo Conselho da Cidade de Toledo.
A programação continua no sábado (26), a partir das 8h, com a palestra “Articulação entre os principais setores urbanos”, proferida pelo advogado Jurandir Parzianello, representante do Programa Oeste em Desenvolvimento. Logo após, às 9h, o assessor especial de governo, Neuroci Antonio Frizzo, apresenta a temática “Gestão estratégica e financiamento no setor público”, dentro do Eixo 2, de mesmo nome.
O Eixo 3, que abrange grandes temas transversais, será iniciado às 9h30, com a palestra “Sustentabilidade ambiental”, conduzida por Volnei Bisognin, diretor de Licenciamento e Outorga do Instituto Água e Terra (IAT). Na sequência, às 10h15, o capitão Guilherme Rodrigues de Lima, comandante do 2º SGB, aborda as “Emergências climáticas”, em nome da Defesa Civil estadual.
Após um grupo de discussão (11h) e intervalo para almoço (12h às 13h30), o evento retoma com a palestra “Transformação digital”, às 13h30, ministrada pelo professor Edson Tavares de Camargo (UTFPR). Às 14h15, a secretária de Assistência Social, Simone Ferrari, falará sobre “Território inclusivo e justiça social”.
A conferência será encerrada com a leitura e aprovação das 20 propostas elaboradas (16h) e a eleição dos 28 delegados que representarão Toledo na 7ª Conferência Estadual das Cidades, programada para os dias 11, 12 e 13 de junho, em Foz do Iguaçu. Esta, por sua vez, definirá os representantes do Paraná na etapa nacional, prevista para outubro.
Representatividade
Tanto os membros do Conselho da Cidade quanto os delegados da conferência estadual serão eleitos de forma paritária, respeitando critérios estabelecidos em regimento. O poder público ocupará 12 cadeiras (8 do Executivo e 4 do Legislativo), seguido por movimentos populares (7), trabalhadores (3), empresários (3), entidades (2) e organizações não governamentais (1).
Em razão disso, o secretário de Habitação, Planejamento e Urbanismo, convida a população a comparecer ao evento. “Por se tratar de um assunto tão abrangente, que interfere diariamente na vida do nosso cidadão, é fundamental que toda a sociedade toledana esteja envolvida nesse debate e participe das discussões do evento e também nos encaminhamentos que surgirão após a conferência”, pontua Ronald Peixoto Drabik.




















Cachorrinho encontrado próximo da Assermuto