Com a proximidade do Carnaval – período em que historicamente se intensificam casos de assédio e importunação sexual – Toledo terá, na próxima semana, uma programação específica voltada à prevenção e ao enfrentamento dessas violências. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal da Mulher (SMM) e reúnem orientações ao público, palestras educativas e articulações com forças de segurança e outras pastas da administração municipal.
De acordo com a diretora da Mulher da SMM, Josines Aparecida de Oliveira Turella, o mês de fevereiro concentra um esforço ampliado das políticas públicas municipais voltadas às mulheres, intensificando, neste período, ações de prevenção, orientação e enfrentamento à violência contra este público – compromisso permanente do da administração municipal. “Essas iniciativas ganham ainda mais relevância no Carnaval, quando o aumento das festividades e do consumo de álcool pode potencializar situações de violência”, observa, ao acrescentar que “as ações reforçam o compromisso de Toledo com a defesa dos direitos das mulheres”, assinala.
Orientações
Entre segunda e sexta-feira (9 a 13), a equipe da SMM estará presente no Parque Ecológico Diva Paim Barth, integrando as atividades da Carreta da Inovação. No local, serão prestadas orientações, realizados encaminhamentos e apresentados programas e projetos desenvolvidos pela secretaria, com foco especial no período carnavalesco.
A programação inclui ainda uma palestra direcionada a empresários do setor de entretenimento. Na terça-feira (10), das 9h às 11h, no Auditório Acary Oliveira, anexo ao Paço Municipal Alcides Donin, proprietários de bares, danceterias e casas noturnas foram convidados a participar de um encontro para esclarecimentos sobre assédio e importunação sexual.
A atividade será conduzida pelo capitão Jimmy Cajuhy Carlesso, do 19º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, sediado em Toledo. “A palestra trará orientações práticas sobre prevenção, responsabilidade dos estabelecimentos noturnos e forma de atuação diante de casos concretos de violência presenciada nos estabelecimentos. Os responsáveis por estas empresas já podem garantir presença, se inscrevendo diretamente com a nossa equipe”, convida a secretária da Mulher, Eliane Bombardelli, informando que as inscrições devem ser feitas o quanto antes (pois a capacidade do espaço é limitada) pelos números (45) 99828-2344 ou pelo e-mail diretoradamulhertoledo@gmail.com.
Cobertura completa contra colisão, roubo e furto
Com Star Proteção Veicular, imprevistos não são mais um pesadelo. Planos a parti...
Veterinário 24 horas para seu pet
Saiba como a Clínica Bless garante cuidado contínuo.
Faculdade Donaduzzi: Seu futuro garantido
Estude com segurança: bolsa ou emprego garantido!
Economize 10% em bateria Moura na BaterTol
Leu no Toledo News? Ganhe desconto e instalação grátis na BaterTol Baterias
Mais
Ações educativas
O cronograma também prevê ações educativas em escolas. Três palestras com o tema “Violência contra as mulheres e assédio – Especial Carnaval” serão realizadas em estabelecimentos de ensino. A primeira ocorre na quarta-feira (11), das 8h às 9h30, para alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Cívico-Militar Novo Horizonte. Na sexta-feira (13), duas atividades serão promovidas no Colégio Estadual Jardim Europa: das 11h às 12h, para seis turmas do Ensino Médio, e das 13h30 às 14h30, para duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental.
Na quarta-feira (11), das 15h às 16h, este mesmo conteúdo será ministrado no Show Rural Coopavel, em Cascavel. A palestra apresenta orientações sobre identificação de situações de risco, prevenção, respeito e formas de denúncia de casos de assédio e violência, tanto no ambiente presencial quanto no virtual.
Integração e informação
Na quinta-feira (12), às 10h30, está prevista mais uma ação de prevenção e cuidado no Parque Diva Paim Barth, com a participação da Delegacia da Mulher da Polícia Civil e das secretarias municipais de Saúde, de Desenvolvimento Humano e Social, e de Segurança e Trânsito, por meio da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Toledo.
A programação
• 09 a 13/02 (segunda a sexta-feira) – Ações de orientação, encaminhamentos e divulgação de programas na Carreta da Inovação, no Diva Paim Barth• 10/02 (terça-feira), das 09h00 às 11h00 – Palestra sobre assédio e importunação sexual para empresários do ramo do entretenimento, no Auditório Acary Oliveira• 11/02 (quarta-feira), das 08h00 às 09h30 – Palestra “Violência contra as mulheres e assédio – Especial Carnaval”, no Colégio Estadual Cívico-Militar Novo Horizonte.• 11/02 (quarta-feira), das 15h00 às 16h00 – Ação educativa com o mesmo tema durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel.• 12/02 (quinta-feira) – Ação integrada de prevenção e cuidado no Diva Paim Barth, com participação da Delegacia da Mulher, e das secretarias municipais de Saúde, de Desenvolvimento Humano e Social, e de Segurança e Trânsito• 13/2 (sexta-feira), das 11h00 às 12h00 e das 13h30 às 14h30 – Palestra “Violência contra as mulheres e assédio – Especial Carnaval”, no Colégio Estadual Jardim Europa.