Atleta de Toledo representa o Brasil em Pan-Americano de Tênis de Mesa


Foto: Divulgação
+88 mil
Siga o Toledo News no Insta

Um jovem talento do tênis de mesa nacional tem endereço em Toledo, no Oeste do Paraná. Aos 13 anos, Gustavo Avelar está, neste momento, na Guatemala, defendendo a seleção brasileira no Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa 2025 das categorias sub-11 e sub-13.

A competição, no país mais populoso da América Central, começou na quarta-feira (3) e segue até o próximo dia 10 (quarta-feira), reunindo alguns dos principais nomes da modalidade no continente. Organizado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF Américas), o torneio é disputado nos naipes masculino e feminino, com jogos em modalidades individual, duplas, duplas mistas e por equipes.

Na categoria sub-13, Gustavo compõe o time brasileiro ao lado do maranhense Artur Jacob, do catarinense Eduardo Kennecke e do piauiense Israel Junior. O quarteto tem a missão de enfrentar adversários de diferentes países que também despontam como promessas da modalidade.

A trajetória de Gustavo ajuda a explicar sua convocação. Praticante de tênis de mesa há oito anos, ele se firmou como uma das grandes revelações recentes do esporte no Brasil. Além de ser multicampeão estadual, conquistou o título brasileiro em 2023 e ocupa atualmente a liderança do ranking nacional em sua categoria.

Em março deste ano, em Cuenca, no Equador, sagrou-se campeão sul-americano, resultado que lhe abriu as portas para o Pan-Americano. “O fato de disputar a competição continental já é um feito importante para o tênis de mesa local e estadual, pois só três atletas do Paraná foram convocados. O Gustavo já está fazendo história, mas é um atleta muito novo e tem ainda um longo caminho a percorrer na modalidade, o qual será determinado pelo seu esforço e dedicação, que são duas de suas qualidades”, avalia o treinador do atleta, Emerson Jeronimo.

De acordo com o técnico, o mesatenista toledano vive sua melhor fase, competindo em pé de igualdade com atletas de categorias acima da sua, o que, em tese, aumenta suas chances de conquistar um bom resultado na Guatemala. “Ele possui boas chances na competição, mas é importante destacar que, para garantir um pódio e quem sabe uma vaga no Mundial, a tarefa é bastante difícil, pois, entre seus adversários estarão canadenses e americanos, que são atletas chineses naturalizados por esses países”, explica Emerson.

Gustavo Avelar faz parte do Projeto de Tênis de Mesa de Toledo, desenvolvido em pelas secretarias municipais de Esportes e Lazer e da Educação. Além da Prefeitura de Toledo, o projeto também conta com apoio do Yara Country Clube, da Orca Contabilidade, da Federação de Tênis de Mesa do Paraná e da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim