Busto de Diva Paim Barth é vandalizado no Lago Municipal de Toledo
Na última semana, um ato de vandalismo foi registrado em Toledo ao atingir o busto da pioneira Diva Paim Barth, localizado próximo ao Horto Florestal Municipal, no Parque Ecológico que leva seu nome.
O monumento, que celebra a história e contribuição da pioneira para a cidade, foi alvo de vandalismo, com seu óculos quebrado e um bigode desenhado com tinta branca, causando indignação na comunidade local.
Os responsáveis por mais esse ato de vandalismo no município de Toledo não foram identificados, tampouco localizados até o momento.
Sobre o monumento
O busto de Diva Paim Barth fica localizado bem na entrada do Horto Florestal de Toledo e faz com que as pessoas possam conhecer as feições de uma das mais importantes pioneiras de nosso município. O monumento foi inaugurado no dia 27 de março de 2023 e foi forjado em bronze fundido e envelhecido. A peça foi executada pelo artista plástico de Marechal Cândido Rondon, Sergio Milton Munaretto.
Sobre Diva Paim Barth
Diva Paim Barth era gaúcha de Vacaria. Ela casou com Willy Barth (ex-prefeito, falecido no exercício da função em 1962) em 1941, fixando residência em Carazinho e Porto Alegre antes de se estabelecer em Toledo, em 1950. Sua importância na comunidade foi marcada pela viabilização do Parque Ecológico, um dos cartões-postais da cidade, que acabou por receber seu nome em homenagem à sua contribuição.
Diva Paim Barth faleceu no dia 16 de julho de 2014, em decorrência de insuficiência cardíaca e respiratória causadas por pneumonia.
Procura-se: Dois cães desaparecidos no São Francisco