Campus da UTFPR de Toledo celebra aprovação de novo Mestrado em Ciência da Computação

O Campus Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) tem mais um importante motivo para comemorar. Na última sexta-feira, 11 de julho, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou a aprovação do Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação, fortalecendo ainda mais a pós-graduação na região oeste do Paraná.
O novo curso, que será ofertado por meio de uma associação entre a UTFPR e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), representa o quarto programa de mestrado do Campus Toledo .
O diretor-geral do Campus, Elder Schemberger, destacou a relevância da conquista para a comunidade acadêmica. "A UTFPR ganha mais um programa de mestrado e o Campus Toledo chega ao seu quarto programa, justamente na área que é nossa maior vocação. Celebramos os esforços conjuntos para que essa parceria com a Unioeste beneficie toda a nossa comunidade", comentou.
A diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do Campus, Prof. Mariana Cordeiro, também ressaltou o impacto positivo da novidade. "Esta aprovação é um marco para a pesquisa em nosso campus. Ela valoriza os docentes que já atuavam em parceria com a outra instituição e que agora poderão atuar plenamente aqui, desenvolvendo suas pesquisas em nossa casa. Isso se traduz em um benefício direto para nossos alunos e para toda a sociedade de Toledo e região", afirmou a diretora.
Coordenador da proposta, o professor Edson Tavares de Camargo ressalta que a aprovação representa a concretização de um planejamento de anos. “É um trabalho construído com muita dedicação e visão de futuro. Agradeço aos docentes do curso de Ciência da Computação da Unioeste, campus de Cascavel, pela parceria e por terem acreditado desde o início nessa proposta conjunta”, enfatizou.
Com a novidade, a UTFPR amplia a oferta de cursos stricto sensu em Ciência da Computação para mais um de seus campi, cobrindo agora todas as regiões do Paraná. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, Michele Potrich, ressaltou o potencial da universidade para diminuir as desigualdades regionais na formação avançada. “É nesse contexto que a UTFPR se destaca: tanto por sua ampla presença no Paraná quanto pela vocação para estabelecer parcerias estratégicas", afirma.
A Pós-Graduação na UTFPR
Com este novo mestrado, a UTFPR passa a ofertar 64 cursos de mestrado e 19 de doutorado, além de mais de 60 cursos de especialização (lato sensu) e MBA. A instituição conta com mais de sete mil alunos na pós-graduação e 594 grupos de pesquisa ativos.




















Encontrado: cachorrinha encontrada em Toledo