Cerca de 90 indígenas estão acampados em terreno na Avenida Parigot de Souza; GM e Secretarias avaliam a situação


Foto: Divulgação - Prefeitura de Toledo
+85 mil
Siga o Toledo News no Insta

Na tarde desta sexta-feira (03), equipes da Guarda Municipal (GM) de Toledo e das Secretarias de Meio Ambiente e de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) realizaram uma intervenção em um terreno localizado na Avenida Parigot de Souza, atualmente utilizado como acampamento por um grupo indígena. O espaço, que pertence à Havan e está destinado à construção de uma nova megaloja prevista para 2025, está abrigando cerca de 15 famílias indígenas, totalizando aproximadamente 90 pessoas, incluindo crianças.

Os indígenas, oriundos de um aldeamento em Nova Laranjeiras-PR, chegaram ao local recentemente e podem permanecer em Toledo até o dia 10 de janeiro. Entretanto, enfrentam graves dificuldades, especialmente relacionadas à alimentação e ao acesso à água potável. De acordo com relatos, algumas pessoas estariam consumindo água suja, o que tem agravado a situação.

Durante a ação, a secretária da SMDH, Sheila Delava, acompanhou de perto as condições do acampamento. Além de realizar a limpeza do local, em diálogo com Renato, líder do grupo, foram identificadas as principais necessidades dos indígenas. 

Sheila destacou que será realizado um levantamento detalhado das questões de vulnerabilidade e saúde do grupo para oferecer o auxílio necessário.

Entre as demandas apresentadas pelos indígenas, está a solicitação de transporte para retornar à aldeia de origem antes mesmo do dia 10. A secretária informou que essa possibilidade será avaliada em conjunto com outras secretarias do Município para viabilizar uma solução adequada.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias
aaasim