A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, promoveu na última semana o curso de formação da primeira turma de brigadistas. A capacitação reuniu agentes universitários e docentes e teve como objetivo preparar servidores para atuar na prevenção e no atendimento inicial a emergências, como incêndios e acidentes.
A iniciativa foi organizada pela Direção-Geral do campus em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Unioeste. Durante o curso, os participantes receberam orientações teóricas e práticas sobre prevenção de incêndios, primeiros socorros, evacuação de ambientes e procedimentos adequados em situações de risco.
FAG Toledo: Descontos Progressivos em Cursos Superiores
Garanta até 50% de desconto nas mensalidades e condições exclusivas.
FAG Toledo
Coimbra PetShop: banho e tosa com Táxi Dog grátis
Pacotes semanais e quinzenais dão brinde exclusivo e conforto extra pa...
Coimbra PetShop
Mais segurança com Unimed Costa Oeste: SOS 24h para você
Suporte rápido em urgências e orientação médica 24 horas. Tranquilidad...
Unimed Costa Oeste
Casa Maringá Importados: variedade em tecnologia e praticidade
Encontre eletrônicos, eletroportáteis e mobilidade elétrica em um só l...
Casa Maringá Importados
Eixão do Desenvolvimento: Conexão Biopark-Toledo
Nova via revoluciona mobilidade e potencializa o crescimento do Biopar...
Biopark
Tenda Celulares: Xiaomi novo, original e com garantia
Parcelamento em até 18x sem juros e desconto especial à vista. Produto...
Tenda CelularesPara a diretora-geral do campus de Toledo, professora Patricia Sala, a formação representa um passo muito importante para fortalecer a cultura de prevenção, do cuidado coletivo e da segurança na universidade. “Parabenizo a iniciativa de todos os participantes e agradeço ao SESMT e o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) envolvidos com a equipe da direção para fazer acontecer esse curso tão importante. Este é apenas o começo: novas turmas virão, ampliando a preparação da nossa comunidade universitária para agir com responsabilidade e prontidão em emergências”, enfatiza.
Além de ampliar os conhecimentos sobre segurança no ambiente de trabalho, o curso também incentivou a colaboração entre diferentes setores da universidade. Para os participantes, a experiência contribui para o desenvolvimento de uma postura mais preventiva no cotidiano do campus.
Bless Clínica Veterinária: atendimento 24h com especialista
Emergências atendidas a qualquer hora. Consulta com mesmo valor do dia.
Seu filho esta pronto para o futuro?
Vagas limitadas para contraturno em Toledo. Aprendizagem, criatividade e naturez...
Achei IPhone: referência em iPhones com garantia em Toledo
Compre seu iPhone revisado, selecionado e com atendimento especializado.
Tolemalhas: conforto e estilo para sua equipe no frio
Peças personalizadas e à pronta entrega para empresas e eventos. Pedido mínimo d...
Mais
O docente Weimar Freire da Rocha Júnior que participou da capacitação ressalta a importância do curso. “O treinamento de brigadista serviu para apresentar aos participantes noções de como se comportar em casos de emergência, quais as principais ações a serem tomadas e suas prioridades. Espero poder fazer mais cursos dessa natureza e que as pessoas da comunidade acadêmica do campus participem”, afirma.
A engenheira de segurança do trabalho do SESMT da Unioeste, Vanessa Petronilia, explica sobre a parceria entre o campus e o serviço. “A parceria de treinamentos do SESMT com a brigada de incêndio do campus Toledo representa um importante avanço na forma como a comunidade acadêmica se prepara para emergências. A ideia é ter um aprendizado mais participativo e eficiente e envolvente, permitindo que os novos brigadistas desenvolvam maior confiança e preparo para agir de forma rápida e segura em casos de incêndio ou outras emergências”, diz.
“Ao ministrar o treinamento percebi bastante interesse dos novos brigadistas em fazer a diferença. Com essa iniciativa, o campus de Toledo dá um passo importante rumo a uma cultura de segurança cada vez mais sólida, reforçando que a prevenção e o preparo são pilares fundamentais para o bem-estar de toda a comunidade acadêmica”, finaliza.
Com a conclusão do curso, o campus de Toledo passa a contar com sua primeira equipe de brigadistas formada por servidores capacitados para atuar em situações emergenciais. A expectativa é que novas turmas sejam promovidas ao longo do ano, ampliando a rede de prevenção e segurança dentro da universidade.