A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, promoveu na última semana o curso de formação da primeira turma de brigadistas. A capacitação reuniu agentes universitários e docentes e teve como objetivo preparar servidores para atuar na prevenção e no atendimento inicial a emergências, como incêndios e acidentes.
A iniciativa foi organizada pela Direção-Geral do campus em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Unioeste. Durante o curso, os participantes receberam orientações teóricas e práticas sobre prevenção de incêndios, primeiros socorros, evacuação de ambientes e procedimentos adequados em situações de risco.
Positano Móveis Planejados: ambientes elegantes sob medida
Tenha projetos 3D personalizados e orçamento sem compromisso para transformar se...
Ouça a Rádio Massa FM Toledo
Sintonize agora online e participe dos sorteios!
Garanta seu passaporte para o Conexão Empresarial
Palestras de Mário Sérgio Cortella e Ricardo Amorim! Garanta seu passaporte a pa...
S.O.S Lavadoras: manutenção rápida lavadora ou geladeira
Preços acessíveis. Orçamento fácil pelo WhatsApp.
Mais
Para a diretora-geral do campus de Toledo, professora Patricia Sala, a formação representa um passo muito importante para fortalecer a cultura de prevenção, do cuidado coletivo e da segurança na universidade. “Parabenizo a iniciativa de todos os participantes e agradeço ao SESMT e o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) envolvidos com a equipe da direção para fazer acontecer esse curso tão importante. Este é apenas o começo: novas turmas virão, ampliando a preparação da nossa comunidade universitária para agir com responsabilidade e prontidão em emergências”, enfatiza.
Além de ampliar os conhecimentos sobre segurança no ambiente de trabalho, o curso também incentivou a colaboração entre diferentes setores da universidade. Para os participantes, a experiência contribui para o desenvolvimento de uma postura mais preventiva no cotidiano do campus.
Unimed Costa Oeste: diagnóstico rápido com Centro de Imagens
Mais precisão e agilidade para investigar sintomas e cuidar da sua saú...
Unimed Costa Oeste
Prati-Donaduzzi: vagas abertas em diversas áreas em Toledo
Impulsione sua carreira em uma das maiores indústrias farmacêuticas do...
Prati-Donaduzzi
Academia Champs Fit: treine 14 meses pagando só 13
Promoção por tempo limitado. Ganhe 1 mês extra ao fazer plano anual co...
Academia Champs Fit
Reforço escolar em português e matemática
Acompanhamento escolar individualizado para crianças. Resultados visív...
Centro de Desenvolvimento Posso Mais
Chill Pass Toledo: até 50% off em restaurantes parceiros
Descontos reais e ofertas exclusivas. Baixe o app gratuitamente e apro...
Chill Pass Toledo
Placa Mídia: tapete personalizado de R$100 por R$50
Valorize a entrada da sua empresa com tapete capacho personalizado em ...
Placa MídiaO docente Weimar Freire da Rocha Júnior que participou da capacitação ressalta a importância do curso. “O treinamento de brigadista serviu para apresentar aos participantes noções de como se comportar em casos de emergência, quais as principais ações a serem tomadas e suas prioridades. Espero poder fazer mais cursos dessa natureza e que as pessoas da comunidade acadêmica do campus participem”, afirma.
A engenheira de segurança do trabalho do SESMT da Unioeste, Vanessa Petronilia, explica sobre a parceria entre o campus e o serviço. “A parceria de treinamentos do SESMT com a brigada de incêndio do campus Toledo representa um importante avanço na forma como a comunidade acadêmica se prepara para emergências. A ideia é ter um aprendizado mais participativo e eficiente e envolvente, permitindo que os novos brigadistas desenvolvam maior confiança e preparo para agir de forma rápida e segura em casos de incêndio ou outras emergências”, diz.
“Ao ministrar o treinamento percebi bastante interesse dos novos brigadistas em fazer a diferença. Com essa iniciativa, o campus de Toledo dá um passo importante rumo a uma cultura de segurança cada vez mais sólida, reforçando que a prevenção e o preparo são pilares fundamentais para o bem-estar de toda a comunidade acadêmica”, finaliza.
Com a conclusão do curso, o campus de Toledo passa a contar com sua primeira equipe de brigadistas formada por servidores capacitados para atuar em situações emergenciais. A expectativa é que novas turmas sejam promovidas ao longo do ano, ampliando a rede de prevenção e segurança dentro da universidade.