Certi da Vila Pioneiro passa por ampla reforma para o início das atividades de 2026

O Centro de Revitalização da Terceira Idade Doutor Wilson Carlos Kuhn (Certi Pioneiro) está recebendo uma ampla reforma no início de 2026. As obras compreendem desde pintura interna, reforma da piscina, restaurações, trocas de portas, organização dos banheiros até a readequação de salas da instituição.
A reforma está sendo realizada por conta do espaço não receber manutenções há mais de 3 anos. Até o presente momento, o espaço está passando por uma pintura interna, já a reforma da piscina do local está em fase final. “O Certi da pioneira é o que mais necessita de atendimento e de reestruturação, porque passou ao longo desses anos todos sem a manutenção necessária e devida. Então ele está realmente bem precário nas suas condições. A piscina estava praticamente parada há mais de 3 anos, e, agora, conseguimos organizar toda a documentação e revitalização do espaço”, comentou a secretária de Assistência Social, Simone Beatriz Ferrari.
A secretária completa: “O município está reformando, está fazendo a revitalização da parte administrativa do Certi, revitalizamos, organizamos, reatualizamos e reformamos toda a piscina. A revitalização do Certi é essencial para as atividades didáticas, pedagógicas e cotidianas que realizamos com os idosos do município, por isso, nosso planejamento é de reformar toda a estrutura da instituição, estamos apenas aguardando os recursos do estado, para que, assim, possamos planejar mais essa reforma”, conclui.
Novidades
Essas melhorias visam proporcionar mais conforto e valorizar o ambiente de convivência. Por conta disso, a Secretaria de Assistência Social prevê a instalação de diversas novidades para o Certi Pioneiro. “Os idosos têm uma rotina de atividades, uma rotina de programação com os profissionais que lá estão, fisioterapia, hidroterapia, além das atividades de memória, artesanato, integração e atividades culturais. Agora, também iremos implantar uma academia de musculação para que eles possam se exercitar”, conta Simone.
Parceria com a Sanepar
“Foi fechada uma parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que está construindo um ‘Jardim de Mel’. Esse é um projeto socioambiental que visa aumentar a população de abelhas nativas sem ferrão e promove o plantio de sementes diversas. A ação é uma estrutura de uma política ambiental da Sanepar em que os dois Certis de Toledo foram incluídos e agora estão em fase de construção”, frisa Simone Ferrari.




















Cartão Perdido em nome de Marta Regina Barbosa Davide