Certis do Coopagro e da Pioneiro recebem ação comunitária da Unioeste


Foto: Divulgação
+74 mil
Siga o Toledo News no Insta

Os Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certis) dos bairros Coopagro e Pioneira receberam, nesta quinta-feira (06), uma ampla ação comunitária promovida pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). As atividades ocorreram de forma simultânea, com a participação dos idosos e envolvendo estudantes e docentes da universidade dentro da programação do evento Integra Unioeste.

O Integra Unioeste reúne ações dos cinco campi da instituição: Toledo, Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão, com propostas voltadas ao ensino, pesquisa e extensão. Além dos participantes locais, os Certis receberam a visita de idosos do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), de Francisco Beltrão.

Durante o evento, equipes do Projeto Rondon organizaram a Tenda da Saúde, oferecendo aferição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre prevenção a golpes e direitos dos idosos, além de palestra sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Também foram realizadas oficinas de yoga, memória e jogos lógicos, e artesanato. No total, cerca de 40 integrantes da Unioeste participaram das atividades no Certi do Coopagro e 35 no da Pioneira, atendendo mais de 200 idosos.

O professor e diretor de Extensão e Cultura da Unioeste, Marcos Freitas de Moraes, destacou a importância da vivência prática dos alunos fora da sala de aula. Segundo ele, o contato direto com a comunidade é essencial para a formação completa do acadêmico. “A universidade é um tripé formado por ensino, pesquisa e extensão. O ensino acontece na graduação e a pesquisa no desenvolvimento acadêmico, mas a extensão é o elo com a comunidade. É nesse contato que o estudante conhece a realidade local, amplia sua visão e desenvolve uma humanização profissional, formando profissionais mais humanos, capacitados e comprometidos com as necessidades da sociedade”, afirmou.

A coordenadora do Certi Coopagro, Vanessa Sanches, ressaltou o valor da convivência e da troca de experiências proporcionadas pelo encontro. “É um momento muito especial, de convivência comunitária, em que nossos idosos recebem visitantes de outros municípios e compartilham experiências. Apresentamos o trabalho desenvolvido no Certi e muitos se inspiraram em nossas práticas, tanto no acolhimento quanto no atendimento ao idoso. Essa troca é positiva para todos e mostra que Toledo tem um diferencial na valorização da pessoa idosa. Nosso trabalho muda vidas e pode servir de modelo para outras cidades do Paraná”, destacou.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias