O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, acompanhou nesta semana a primeira fase do treinamento de 29 eletricistas contratados pela Copel para atuarem especificamente no município. A visita à unidade da companhia é mais um passo no trabalho de articulação que a administração municipal vem mantendo desde o início da gestão para amenizar os impactos causados pelas constantes quedas de energia, especialmente nas comunidades do interior. Essa contratação havia sido anunciada em março, durante encontro no Gabinete do Prefeito.
Desde os primeiros meses de governo, o prefeito tem mantido contato direto com a direção da Copel em busca de soluções para os problemas enfrentados pelos consumidores. Entre as ações realizadas estão reuniões em Curitiba com o presidente da companhia, Daniel Pimentel, além de encontros frequentes com a direção regional da empresa.
Durante a visita, Mario destacou a importância do reforço operacional anunciado pela Copel para atender Toledo e região. “Essa questão da energia tem afetado muito a nossa população em Toledo. Por isso nós temos mantido contatos constantes com a Copel, desde Curitiba até aqui, acompanhando de perto. É importante entender que já estamos vendo resultados, como a contratação das equipes. São mais 11 equipes próprias da Copel, que vão se somar a duas terceirizadas para ações preventivas e manutenção”, afirmou o prefeito.
Investimentos estruturais para a região - O gerente da Base de Serviços Toledo da Copel, Hemerson Almeida Orcesi, e a agente de Negócios da Divisão de Relacionamento com Poder Público, Kelly de Lima, detalharam os investimentos previstos para fortalecer o sistema elétrico regional. Segundo Hemerson, três novas subestações estão planejadas, além da ampliação de uma unidade já existente.
São Jorge Locadora de Máquinas: soluções para sua produção
Locação de geradores, plataformas, empilhadeiras e mais com suporte técnico espe...
Bless Clínica Veterinária: atendimento 24h com especialista
Emergências atendidas a qualquer hora. Consulta com mesmo valor do dia.
Motel Bughaville Toledo: suítes a partir de R$ 65 por hora
Aproveite preços especiais e ambientes completos para momentos a dois. Oferta po...
Tenda Celulares: Xiaomi novo, original e com garantia
Parcelamento em até 18x sem juros e desconto especial à vista. Produtos lacrados...
Mais
Entre os projetos anunciados estão uma nova subestação em Novo Sarandi, outra na área urbana de Toledo — denominada Subestação Tocantins — e uma unidade na Vila de Concórdia do Oeste. Também está prevista a expansão da Subestação Concórdia, localizada na Avenida Maripá.
Ainda de acordo com Hemerson, os investimentos devem aumentar a robustez da rede elétrica e garantir maior segurança energética para uma região com forte vocação produtiva. “Toledo é um município altamente produtivo e precisa de uma rede energética forte. Além de representar competitividade para a produção, a energia de qualidade também melhora a vida do cidadão”, destacou.
Cobertura completa contra colisão, roubo e furto de veículos
A partir de R$ 97,50 por mês! Conheça a Star Proteção Veicular
Star Proteção Veicular
Ouça a Rádio Massa FM Toledo
Sintonize agora online e participe dos sorteios!
Massa FM Toledo
Master Guincho Toledo: Suporte rápido 24h para imprevistos
Atendimento ágil em Toledo e região sempre que precisar, com tranquili...
Master Guincho
Ótica Globo: lentes de contato com pronta entrega
Atendimento especializado com contatólogo e estoque completo em Toledo...
Ótica Globo
Achei IPhone: iPhones com garantia de até 1 ano em Toledo
Aproveite avaliação rigorosa e suporte exclusivo. Garanta já seu iPhon...
Achei IPhone
Academia Champs Fit: resultados reais com Metodologia Impulse
Treinos personalizados, 13 modalidades e acompanhamento eficiente. Tra...
Academia Champs FitTrabalho preventivo no interior - Outro ponto discutido durante a visita foi o impacto da vegetação sobre a rede elétrica, considerada atualmente uma das principais causas das interrupções no fornecimento de energia na área rural.
O prefeito ressaltou que a administração municipal vem atuando em parceria com a Copel para reduzir esse problema. “A questão é complexa e envolve vários fatores. A vegetação nos parece ser uma delas e temos realizado trabalhos conjuntos para minimizar os impactos”, observou.
De acordo com a direção regional da companhia, a parceria com o município já possibilitou ações emergenciais e mutirões preventivos em diversas localidades rurais, incluindo as linhas Lajeado, Gavião e KM 41. Novas frentes de trabalho já estão programadas, entre elas a Linha Floriano.
A proposta é ampliar o manejo da vegetação próxima à rede elétrica, reduzindo o contato de galhos com a fiação e, consequentemente, as interrupções de energia.
“Estamos trabalhando incansavelmente junto com a Copel para melhorar ainda mais o fornecimento de energia, reduzir os problemas ao longo do tempo e garantir melhores condições tanto para a produção quanto para a qualidade de vida dos moradores de Toledo”, concluiu o prefeito Mario Cosstenaro.
Em entrevista concedida ao Toledo News na última quarta-feira, 27, o prefeito comentou sobre o tema.
CONFIRA O VÍDEO