Em clima de Carnaval, a Câmara de Toledo recebeu a sua maior doação de livros para o projeto Estante Solidária. Mais de 1.200 livros foram disponibilizados pelo Circo da Alegria, na tarde de sexta-feira (13). A contribuição ocorreu na véspera do Dia Internacional da Doação de Livros, celebrado no dia 14 de fevereiro.
A entrega foi temática: vestidos em grande estilo para a maior festa popular do Brasil, os alunos e profissionais do Circo carregaram os livros durante uma dinâmica de Carnaval de Bloco. A instrutora Paula Bombonatto comandou a atividade.
Segundo a artista circense, os livros doados integravam um projeto elaborado pelo Circo da Alegria. “Esse acervo a gente adquiriu a partir de doações que aconteceram na Mostra do ano retrasado, quando iniciou o projeto Circo & Letras. Era um projeto de leitura e escrita entre os jovens e adolescentes. Por dois anos a gente teve parcerias com escritores locais do município. Eles participaram do espetáculo, inclusive, com textos que amarravam os números. Foi uma experiência super bacana”, disse. Com direção e concepção de Paula Bombonatto,o espetáculo Circo & Letras de 2024 está disponível no Youtube. “Foi um projeto que deu super certo. Fico feliz de compartilhar o resultado dele com outras pessoas”, apontou.
A assessora parlamentar Pâmella Macedo fez a ponte entre a Câmara e o Circo da Alegria para possibilitar a doação. Além de propor a entrega, a servidora disponibilizou o seu veículo para levar as caixas com livros até o prédio do Legislativo. A foto tirada em frente àkombicarregada por literatura eternizou o momento.
Shawarma do Vandão com delivery
Peça pelo WhatsApp ou iFood e saboreie o melhor de Toledo!
Leve 3 calçados, pague só 2 na Serallê Calçados
Só hoje: escolha três pares e pague apenas dois na Serallê Calçados
Promoções imperdíveis em tintas
Aproveite as ofertas da Casa Cor Tintas e transforme sua obra!
Nova Era de Ensino Chegou a Toledo
Colégio Inovação Militar Toledo: matrículas abertas com benefícios exclusivos
Mais
No acervo doado, é possível encontrar, entre tantas outras obras, livros infantis escritos por Ruth Rocha; gibis da Turma da Mônica; e clássicos da literatura brasileira, como Dom Casmurro, A Moreninha e Memórias de um Sargento de Milícias. Assim que recebido, o Departamento de Comunicação contou e organizou os mais de 1.200 livros.
Porém, na curadoria dos livros para a entrega, a ação já havia despertado o interesse pela leitura – principal objetivo do Circo & Letras e da Estante Solidária. “Tudo que faço com a minha turma, eu e os alunos colocamos as mãos em tudo. Até porque é mais fácil que eles compreendam e o resultado é melhor. Nós passamos alguns dias separando livros. No meio [da separação], a metade dos livros já foi embora também. Se a gente pensava em incentivar a leitura, a gente já conseguiu. A cada montinho separado, dois ou três livros já iam para a mão de um ou de outro. Minha pilha tá lá separada na mesa também”, disse Paula Bombonatto.
A partir da próxima quarta-feira (19), quem for até a Câmara de Toledo encontrará um cenário novo e recheado de opções literárias concedidas pelo Circo.
Participe da Estante Solidária
No Dia Internacional da Doação de Livros, a Câmara Municipal de Toledo reforça o convite à comunidade para participar do projeto Estante Solidária. A iniciativa estimula a leitura por meio da troca voluntária de obras e amplia o acesso ao livro dentro de um espaço público.
Coordenada pelo Departamento de Comunicação, a Estante Solidária funciona de forma simples: quem passa pela Câmara pode doar um livro que já não utiliza e, em troca, levar outro exemplar disponível no móvel. A proposta é manter os títulos em constante circulação, para incentivar que histórias cheguem a novos leitores e que o hábito da leitura se espalhe para além do ambiente de trabalho.
Qualquer cidadão pode doar ou escolher um livro que despertar seu interesse. A estante já conta com participação de livros ofertados por vereadores, assessores, servidores e também pela Biblioteca Central.
A Estante Solidária está localizada no Hall da Câmara Municipal de Toledo e pode ser acessada de segunda a sexta-feira, das 8h30 ao meio-dia e das 14h00 às 17h00.