Cojem comemora 20 anos de fundação em junho durante encontro

O Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem), da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), comemora 20 anos de fundação neste mês. Um encontro com os ex-presidentes, conselheiros e representantes da entidade aconteceu na noite de segunda-feira (09).
As homenagens aos presidentes do COJEM reconheceram sua liderança e o trabalho desenvolvido ao longo de suas gestões. Elas ainda destacaram o impacto positivo da entidade no desenvolvimento do empreendedorismo jovem e no cenário empresarial local.
Há duas décadas, o COJEM desenvolve o espírito associativo e de iniciativa, proporcionando oportunidades de negócios e o progresso de novas lideranças. O primeiro presidente do Conselho Hermes João Inácio (2005/2006) recordou que os desafios iniciais foram compor a diretoria e realizar o primeiro Prêmio Toledo. “Nós realizamos a premiação nos seis primeiros meses de gestão. O COJEM é uma escola para a formação de empreendedores e de líderes. Inclusive, muitos de nós tornaram-se presidentes da ACIT no futuro”.
O atual presidente do COJEM Victor Dallago enfatizou o orgulho em fazer parte desta gestão. “O Conselho é representativo nas esferas Municipal, Estadual e Nacional. É motivo de alegria colecionar vitórias e torcemos para que o COJEM tenha uma vida longa”.
Dinâmico
A ex-presidente da ACIT Solange Pinzon de Carvalho Martins (gestão 2005/2006) lembrou que a Associação tinha o desafio de criar um reconhecimento às empresas locais e coibir uma série de pesquisas de empresas de outras cidades na época. “Elas visitavam Toledo e queriam promover pesquisas no comércio. O que chamava a atenção era o valor alto no pagamento da pesquisa. Paralelo a isso, não tínhamos a certeza da veracidade do resultado”. E esta foi a primeira grande missão do COJEM: a criação de um prêmio de valorização de empresas de Toledo.
Solange recordou ainda a dificuldade em ter novas lideranças na Associação Comercial e Empresarial naquele momento. “Quando íamos montar as chapas, nós tínhamos dificuldades. Então resolvemos formar um comitê de jovens empreendedores. Convidei o meu amigo Hermes e assim nasceu o Conselho do Jovem Empresário”.
O atual presidente da Acit Cristiano Rocha celebrou os 20 anos do COJEM. “Um Conselho que quando foi fundado tinha o propósito de desenvolver lideranças e capacitar os novos líderes. Todas as ações realizadas foram maiores que os sentimentos ou os desejos que tínhamos naquele momento”.
Rocha ainda destacou que além de celebrar os 20 anos do Conselho Jovem também é preciso celebrar o associativismo (na sua prática), ou seja, a junção de pessoas em busca de um propósito maior. “O associativismo é a união de pessoas, de forças, de inteligências e de oportunidades para que possamos colaborar com o desenvolvimento das nossas empresas e, por consequência, de Toledo. Esse é o momento para parabenizar a todos que passaram pela ACIT e pelo Conselho. Viva o associativismo, viva o COJEM, viva a ACIT!”.
















Procura-se: Família de Toledo procura por Meg, cachorrinha desaparecida no Jardim Gisela