Colégio Estadual do Campo de Novo Sarandi aprova adesão ao modelo cívico-militar para 2026 em Toledo


Foto: Divulgação - NRE Toledo
+85 mil
Siga o Toledo News no Insta

O Colégio Estadual do Campo de Novo Sarandi, no interior de Toledo, aprovou a implantação do modelo cívico-militar para o ano letivo de 2026. A decisão foi confirmada após a consulta pública realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) nos dias 17 e 18 de novembro, na qual 158 membros da comunidade escolar votaram “sim”, enquanto 39 votaram “não”, garantindo a adesão com ampla maioria.

Com o resultado, Novo Sarandi passa a integrar a nova lista de 33 colégios que adotarão o modelo no próximo ano, elevando a rede estadual para 345 unidades cívico-militares, incluindo 12 pelo Programa Paraná Integral (PPI). O Paraná segue como o estado com o maior número de escolas nesse formato em todo o país.

O modelo cívico-militar integra gestão civil e a atuação de militares da reserva em funções administrativas e de apoio, com foco em organização, e disciplina no ambiente escolar. De acordo com a Seed-PR, a ampliação atende à demanda das próprias comunidades escolares, que aprovaram o modelo em quase 60,00% das unidades consultadas. A Secretaria destaca índices que reforçam a aceitação: 89,30% dos pais e responsáveis, 90,40% dos professores e pedagogos e 85,90% de recomendação geral do sistema.

A consulta pública envolveu pais e responsáveis, alunos maiores de idade, professores e servidores. Em todo o Paraná, 25.830 pessoas estavam aptas a votar, número que demonstra o alcance da mobilização. A publicação oficial dos resultados será feita em Diário Oficial.

Além de Novo Sarandi, Toledo já possui outras unidades no modelo cívico-militar: os colégios Antônio José Reis, no Jardim Maracanã; Jardim Maracanã, no bairro de mesmo nome; Novo Horizonte, no Jardim Coopagro; João Arnaldo Ritt, no distrito de Vila Nova; Luiz Augusto Morais Rego. Com a adesão da comunidade, o colégio do distrito se une às demais instituições que seguirão as diretrizes estruturadas pela Seed-PR para 2026.

A Secretaria afirma que a ampliação do modelo também tem o objetivo de reduzir a fila de mais de 11 mil estudantes que aguardam vagas em colégios cívico-militares em todo o Estado.

Paralelamente, a Seed-PR divulgou ainda a lista das escolas aptas a participar do Programa Parceiro da Escola em 2026, que prevê apoio de empresas na gestão de infraestrutura e serviços administrativos. A iniciativa, no entanto, é independente da consulta sobre o modelo cívico-militar.

Com a aprovação, o Colégio de Novo Sarandi iniciará agora o processo de preparação para implantação do novo formato no próximo ano, alinhado às normas e diretrizes estaduais.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim