Com a chegada do inverno, Prati-Donaduzzi faz alerta para o combate de doenças respiratórias


Foto: Divulgação - Prati-Donaduzzi

Quando os casacos começam a sair do guarda-roupa, e as pessoas iniciam a preparação dos alimentos típicos da estação como sopa, pinhão e até o famoso chocolate quente, é sinal que a época mais fria do ano está batendo na porta. Com as baixas temperaturas, o fluxo de pedestres nas ruas tende a diminuir, e a casa passa ser o lugar preferido. Já outras pessoas preferem sair para jantar em algum restaurante ou ir em uma lanchonete, porém é necessário alguns cuidados, como orienta o médico infectologista convidado pela Prati-Donaduzzi, José Panini.

 “O inverno faz com que as pessoas fiquem mais aglomeradas, em espaços fechados, com pouca ventilação, favorecendo assim, o aumento da circulação de vírus que são transmitidos pela tosse ou pelos espirros. Além disso, a mudança de clima, associada ao tempo seco, acaba provocando alterações na mucosa das vias aéreas, que predispõe sintomas como coriza, congestão nasal, espirros e tosse”.

As principais doenças nesse período são a rinite, podendo ser alérgica ou infecciosa, sinusite, gripe e resfriado comum. Algumas pessoas confundem, mas há uma diferença entre gripe e resfriado. A gripe deixa o paciente mais indisposto, com dor nos músculos e nas articulações, febre, mal estar e falta de apetite. No resfriado, a pessoa apresenta os sintomas como coriza, tosse e espirros, mas encontra-se mais ou menos bem disposto.

Medidas preventivas

 O melhor remédio é a prevenção. Por isso, é recomendável se manter hidratado, ingerindo água, sucos e chás. Uma alimentação saudável com frutas, legumes, verduras e proteínas também é essencial para manter o organismo fortalecido.  O especialista ainda destaca outros cuidados que ajudam no combate ao vírus: “evitar aglomerações, dar preferência para locais mais abertos, onde há circulação de ar, utilizar máscaras, principalmente se estiver com sintomas respiratórios. Praticar a etiqueta da tosse, tossindo em lenços ou no braço, ao invés de usar a mão”, orienta.

E sua carteira de vacinação está em dia? Esse método também é uma forte aliada para evitar a disseminação do vírus. Quando uma pessoa é vacinada, o corpo recebe uma forma enfraquecida dos vírus e bactérias. A partir disso, o organismo é estimulado a produzir anticorpos (proteínas) como meio de combate.

“A vacina da gripe e, agora, da Covid-19, são de extrema importância visto que protegem contra dois dos vírus que mais estão circulando neste inverno. Entretanto, é preciso lembrar que alguns vírus ainda não possuem imunizantes, por isso as medidas para evitar o contágio permanecem necessárias, principalmente realizar a higiene de mãos com frequência”, finaliza. 

Sobre a Prati-Donaduzzi

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,8 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias