Pedro Henrique Rauber Gonçalves, de 10 anos, nascido em 22 de junho de 2015, faleceu na madrugada desta segunda-feira (27) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor José Ivo Alves da Rocha, em Toledo. O óbito foi registrado às 04h34. A causa da morte ainda não foi definida e permanece em investigação clínica, conforme nota oficial emitida pelo Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu), responsável pela gestão da unidade.
Pedro era aluno do 5º ano da Escola Municipal Waldyr Luiz Becker e filho de José Rosa Gonçalves e Hevelin Caroline Rauber, estagiária da mesma escola onde o menino estudava. Segundo a comunidade escolar, ele era muito querido por colegas e professores.
Cronologia do atendimento
A criança deu entrada na UPA pela primeira vez no domingo (26), apresentando febre e dor abdominal. Após atendimento e avaliação médica, com melhora do quadro clínico, recebeu alta. No entanto, retornou à unidade na madrugada desta segunda-feira (27) com piora do estado de saúde.
Super Dicas Toledo: promoções reais direto no WhatsApp
Entre nos grupos e receba descontos exclusivos do comércio local sem perder temp...
Já imaginou seus móveis planejados em 3D?
Tenha seu projeto personalizado com orçamento sem compromisso e visualização com...
Top Jeans: jeans a partir de R$ 59,99 em Toledo
Variedade para todos os estilos e tamanhos. Aproveite já os melhores preços!
Unimed Costa Oeste: diagnóstico rápido com Centro de Imagens
Mais precisão e agilidade para investigar sintomas e cuidar da sua saúde.
Mais
Durante o segundo atendimento, Pedro foi encaminhado à sala de emergência, onde recebeu suporte avançado de vida e assistência da equipe multidisciplinar. Apesar de todos os esforços técnicos e humanos realizados pela equipe, não foi possível reverter o quadro, e a criança evoluiu a óbito.
Posicionamento do Consamu
O Consamu manifestou o seu pesar pelo falecimento e reafirmou que a UPA de Toledo opera sob protocolos de classificação de risco e segurança do paciente, prezando pela ética e transparência. O consórcio colocou-se à disposição para os esclarecimentos necessários e expressou solidariedade aos familiares e amigos neste momento de dor.
Confira a íntegra da nota oficial do Consamu
O Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu) manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de um paciente de 10 anos de idade, ocorrido nesta segunda-feira (27), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor José Ivo Alves da Rocha, no município de Toledo.
O paciente deu entrada na unidade inicialmente no domingo, 26, apresentando queixa de febre e dor abdominal. Após atendimento, avaliação médica e melhora clínica, recebeu alta. No entanto, retornou à unidade na madrugada desta segunda-feira (27) com piora do quadro clínico.
Ely SolarHub: economia de até 20% sem instalar placas solares
Reduza sua fatura com energia solar compartilhada, sem obras ou invest...
Ely SolarHub
Toledo Lava Sofá: Higienização com desconto de R$ 50
Renove seu sofá com limpeza profissional e resultado excelente. Oferta...
Toledo Lava Sofá
Thitanium Studio Car: 15% OFF à vista em polimento comercial
Garanta brilho e proteção com desconto ou até 5x sem juros. Aproveite ...
Thitanium Studio Car
Graduação em Biomedicina, Pedagogia, Agronomia e Podologia
Apenas uma aula presencial por semana na Unopar Anhanguera de Toledo
Unopar Anhanguera
Muffatão Auto Center: pneus com até 7% de desconto no Pix
Economize na troca dos pneus e pague em até 10x no cartão. Ofertas par...
Muffatão Auto Center
FAG Toledo: Descontos Progressivos em Cursos Superiores
Garanta até 50% de desconto nas mensalidades e condições exclusivas.
FAG ToledoDurante o atendimento, foi prontamente encaminhado à sala de emergência, onde recebeu suporte avançado de vida e assistência imediata da equipe multidisciplinar. Apesar do empenho, da dedicação e de todos os esforços técnicos e humanos realizados pelas equipes de saúde, não foi possível reverter o quadro, e o paciente evoluiu a óbito. A causa da morte ainda não foi definida e permanece em investigação clínica, seguindo os fluxos assistenciais e normativas vigentes.
A UPA de Toledo reafirma que opera sob protocolos de classificação de risco e segurança do paciente, prezando pela ética e transparência. O Consamu coloca-se à disposição para os esclarecimentos necessários e expressa a sua solidariedade e os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos neste momento de dor imensurável.
Toledo, 27 de abril de 2026.
Consamu
Homenagem da Escola
Com profunda tristeza, a Escola Municipal Engenheiro Waldyr Luiz Becker comunicou o falecimento de Pedro Henrique, descrevendo que a sua presença iluminava os dias de todos ao redor com doçura e alegria. A instituição solidarizou-se com os familiares, amigos e toda a comunidade escolar, desejando força e acolhimento para atravessar essa perda imensurável.
Atos fúnebres
O velório de Pedro Henrique está sendo realizado desde às 17h00, de hoje (27), na Capela Mortuária do Jardim Coopagro. O sepultamento ocorrerá nesta terça-feira (28), às 15h00, no Cemitério Jardim da Saudade, no Jardim Santa Clara IV.