Conselho da Funtec se reúne para planejamento de 2026

Na manhã desta quarta-feira (19), na Sala de Reuniões do Gabinete da Prefeitura de Toledo, foi realizada a última reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico de Toledo (Funtec) em 2025, onde foi apresentado um cronograma de ações estratégicas do planejamento para 2026, além de um resumo do que já foi feito este ano dentro da Fundação. A apresentação foi feita pela diretora executiva, Tatiany Barbiero, e pela diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação, Larissa Heiss.
Tatiany Barbiero explica que nesta última reunião ordinária do Conselho Deliberativo “foi apresentado um pouco do que nós executamos em 2025, qual que é o planejamento para 2026, o orçamento que nós temos para 2026 e realmente qual é a contribuição do conselho diante de tudo isso”.
De acordo com Tatiany, muita coisa foi construída em parceria com o conselho e que nesta quarta-feira foi o momento de mostrar, “de trazer um pouco daquilo que foi executado e visão de futuro também para que o conselho consiga contribuir conosco e a gente construindo o caminho que foi pré-estabelecido nas nossas primeiras reuniões ordinárias”.
Novas leis
A diretora da Funtec destaca que duas novas leis estão sendo preparadas e deverão ser encaminhadas à Câmara Municipal de Toledo nos próximos dias. Uma é a Lei da Funtec e a segunda é a Lei de Inovação, “que de fato fomenta aquilo que pode ser um agente para o município, um ativo para o município quando a gente fala de inovação. A lei de inovação, ela foi pensada junto com o conselho de inovação”, comenta Tatiany.
Ela aponta também que não foram apenas contribuições do Conselho Deliberativo da Funtec, “mas muito ativamente e prioritariamente as as perspectivas do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e juntos nós trouxemos aí duas novas redações que estão na Procuradoria do Município, em breve vão para a Câmara Municipal para a votação”, finaliza.
Instrumento fundamental
Para o prefeito Mario Costenaro, diante dos novos desafios o caminho da inovação é o melhor para mudar a vida das pessoas e, neste sentido, o prefeito acredita que a Funtec é fundamental para se obter avanços. “A Funtec é o diferencial para o desenvolvimento sustentável de Toledo e acredito muito naquilo que está acontecendo”, frisa Costenaro ao citar que, embora muitas ações ainda não sejam perceptíveis pela sociedade, “elas são ações importantes porque são estruturantes para os próximos passos a serem dados”.
Ainda de acordo com o prefeito de Toledo, a Funtec passa a ser um instrumento fundamental de apoio, de articulação para que a inovação aconteça de forma integrada no município. “A cooperação multissetorial é fundamental e o objetivo é estabelecer ações conectadas às demandas sociais”, analisa Costenaro.



















Procura-se: cachorrinho que atende pelo nome de Lucky, desaparecido na região na Vila Pioneiro