Uma denúncia de suposto abuso envolvendo um médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Toledo, localizada na Vila Becker, registrada no último sábado, 11, segue repercutindo e sendo investigada pelas autoridades. Nesta nova etapa do caso, a defesa da vítima se manifestou por meio de nota oficial, destacando a gravidade da situação e o andamento das apurações.
De acordo com a nota assinada pelo advogado Gabriel Henrique Garcia, da banca Argentino, Silva, Leite e Garcia Advogados, os fatos relatados são considerados “de extrema gravidade” e já estão sendo devidamente analisados pelos órgãos competentes. Conforme o documento, a vítima afirma ter sido submetida a uma conduta “absolutamente incompatível com a ética profissional e com a dignidade da pessoa humana”, em um momento de manifesta vulnerabilidade, dentro da unidade de atendimento médico.
Adega do Lago: Leve 3 vinhos Latitud 33 e pague só 2
Só até 30/06/2026: 3 garrafas por R$119,80. Aproveite o preço especial!
Casa Maringá Importados: variedade em tecnologia e praticidade
Encontre eletrônicos, eletroportáteis e mobilidade elétrica em um só lugar.
Motel Bughaville Toledo: suítes a partir de R$ 65 por hora
Aproveite preços especiais e ambientes completos para momentos a dois. Oferta po...
S.O.S Lavadoras: manutenção rápida de lavadoras ou geladeiras
Preços acessíveis. Orçamento fácil pelo WhatsApp.
Mais
A defesa informou ainda que o caso já foi formalmente comunicado às autoridades policiais, que instauraram os procedimentos investigatórios cabíveis. Segundo o advogado, as diligências seguem em andamento, com a adoção de medidas necessárias para o completo esclarecimento dos fatos. A banca acompanha de perto o caso e afirma confiar que a apuração será conduzida com o rigor exigido, garantindo eventual responsabilização dos envolvidos, respeitando também o contraditório e a ampla defesa.
Ainda na nota, a defesa ressalta que não serão divulgados detalhes adicionais neste momento, como forma de preservar a intimidade, a dignidade e a integridade psicológica da vítima, além de não comprometer as investigações em curso.
Lotérica Panorama: aposte online com confiança e tradição
Faça sua aposta rápida e segura nos maiores bolões da região. Loja on-...
Lotérica Panorama
Mais segurança com Unimed Costa Oeste: SOS 24h para você
Suporte rápido em urgências e orientação médica 24 horas. Tranquilidad...
Unimed Costa Oeste
Hospital de Olhos de Toledo: estrutura moderna e tecnologia avançada
Diagnóstico precoce evita até 80% dos problemas de visão. Agende consu...
Hospital de Olhos de Toledo
AF Turismo leva você ao Grenal com tudo incluso
Pacote com transporte, hotel, café da manhã e ingresso. Parcelamento s...
AF Turismo
Curso Presencial de Elétrica Automotiva acontece em Toledo
Formação completa no SENAI Toledo. Vagas limitadas. Parcelamento em at...
SINDIREPA OESTE PR
Eixão do Desenvolvimento: Conexão Biopark-Toledo
Nova via revoluciona mobilidade e potencializa o crescimento do Biopar...
BioparkConfira abaixo a íntegra da nota da defesa da vítima
NOTA À IMPRENSA
A banca de defesa da vítima esclarece que os fatos recentemente noticiados são de extrema gravidade e estão sendo devidamente apurados pelas autoridades competentes. Conforme já formalmente comunicado, a vítima relata ter sido submetida a conduta absolutamente incompatível com a ética profissional e com a dignidade da pessoa humana, ocorrida em momento de manifesta vulnerabilidade, no interior de unidade de atendimento médico. As circunstâncias narradas já foram levadas ao conhecimento das autoridades policiais, que instauraram os procedimentos investigatórios cabíveis, os quais seguem em regular andamento, com a adoção das medidas necessárias para o completo esclarecimento dos fatos. A defesa da vítima acompanha de perto todas as diligências, confiante de que a apuração será conduzida com o rigor que o caso exige, de modo a assegurar a devida responsabilização dos envolvidos nos termos da legislação vigente, respeitados os primados do contraditório e da ampla defesa. Por fim, ressalta-se que, em respeito à intimidade, à dignidade e à integridade psicológica da vítima, não serão fornecidos detalhes adicionais neste momento, a fim de não comprometer as investigações em curso.
Toledo, 13 de abril de 2026.
Gabriel Henrique Garcia Advogado – OAB/PR 123.041
ARGENTINO, SILVA, LEITE E GARCIA ADVOGADOS Avenida Pirapó, Nº 4.721, Zona I-A, Umuarama | PR Avenida Parigot de Souza, Nº 4.498, Jardim Santa Maria, Toledo | PR Avenida Carlos Gomes, Nº 4.136, Sala 2B, Centro, Cascavel | PR www.aslgadvogados.com.br.
Entenda o caso
O caso veio à tona após o próprio paciente relatar a situação em suas redes sociais. Segundo ele, após sofrer um acidente de moto, procurou atendimento na UPA para realização de curativos. Durante o atendimento, o médico teria solicitado que ele se deitasse e, aproveitando-se do estado de tontura e dor, teria ultrapassado limites durante a avaliação física. O homem também afirmou que o profissional teria pedido o seu contato pessoal para conversas fora do ambiente de trabalho. Após deixar a unidade, ele registrou um Boletim de Ocorrência (B.O) na Delegacia.
Em meio à repercussão, o paciente relatou ainda ter recebido mensagens de outras pessoas que alegam situações semelhantes envolvendo o mesmo profissional.
Posicionamento da Prefeitura de Toledo
A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que tomou conhecimento da denúncia no próprio sábado, 11, e que iniciou imediatamente a apuração dos fatos. Em nota, o Município destacou que não compactua com qualquer conduta inadequada, especialmente em casos que envolvam possível assédio, e reforçou que todas as denúncias são tratadas com seriedade, respeito às vítimas e garantia de defesa.
Confira a nota oficial da Prefeitura de Toledo na íntegra
NOTA OFICIAL
A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que tomou conhecimento, neste sábado, de uma denúncia envolvendo a conduta de um profissional médico em atendimento realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.
Desde o primeiro momento, a situação está sendo tratada com a devida seriedade e responsabilidade. A Secretaria já iniciou a apuração dos fatos.
A atual gestão não compactua com qualquer conduta inadequada, especialmente em situações que envolvam possível assédio, e destaca que todas as denúncias são tratadas com rigor, respeito às vítimas e garantia do direito ao contraditório e à ampla defesa.
O caso seguirá sob apuração, e novas informações poderão ser divulgadas conforme o andamento dos procedimentos.
Posicionamento do Consamu
O Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (Consamu), responsável pela operacionalização técnica e contratação de profissionais da unidade, também se manifestou por meio de nota oficial. A instituição informou que tomou conhecimento dos fatos divulgados envolvendo profissional da UPA de Toledo e destacou que situações dessa natureza são tratadas com máxima seriedade. O Consamu afirmou ainda que irá apurar o caso com rigor, adotando todas as medidas administrativas cabíveis, e reforçou o seu compromisso com a ética, o respeito e a segurança de pacientes e colaboradores.
Confira abaixo a nota oficial do Consamu na íntegra
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Nota Oficial
O Consamu informa que tomou conhecimento dos fatos divulgados envolvendo profissional da UPA de Toledo e destaca que situações dessa natureza são tratadas com máxima seriedade.
A instituição vai apurar o caso com rigor, adotando todas as medidas administrativas cabíveis.
O Consamu reforça o seu compromisso com a ética, o respeito e a segurança de pacientes e colaboradores.
Gestão
A UPA de Toledo funciona em regime de gestão compartilhada, sendo a administração geral de responsabilidade da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, enquanto a gestão técnica e contratação dos profissionais é realizada pelo Consamu.
O caso segue sob investigação das autoridades policiais, e novas informações poderão ser divulgadas conforme o andamento dos procedimentos.