Defesa detalha denúncia de suposto abuso em atendimento na UPA de Toledo

Por: Kelvin Polasso
Defesa detalha denúncia de suposto abuso em atendimento na UPA de Toledo
📷 Foto: Divulgação

Uma denúncia de suposto abuso envolvendo um médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Toledo, localizada na Vila Becker, registrada no último sábado, 11, segue repercutindo e sendo investigada pelas autoridades. Nesta nova etapa do caso, a defesa da vítima se manifestou por meio de nota oficial, destacando a gravidade da situação e o andamento das apurações.

De acordo com a nota assinada pelo advogado Gabriel Henrique Garcia, da banca Argentino, Silva, Leite e Garcia Advogados, os fatos relatados são considerados “de extrema gravidade” e já estão sendo devidamente analisados pelos órgãos competentes. Conforme o documento, a vítima afirma ter sido submetida a uma conduta “absolutamente incompatível com a ética profissional e com a dignidade da pessoa humana”, em um momento de manifesta vulnerabilidade, dentro da unidade de atendimento médico.

A defesa informou ainda que o caso já foi formalmente comunicado às autoridades policiais, que instauraram os procedimentos investigatórios cabíveis. Segundo o advogado, as diligências seguem em andamento, com a adoção de medidas necessárias para o completo esclarecimento dos fatos. A banca acompanha de perto o caso e afirma confiar que a apuração será conduzida com o rigor exigido, garantindo eventual responsabilização dos envolvidos, respeitando também o contraditório e a ampla defesa.

Ainda na nota, a defesa ressalta que não serão divulgados detalhes adicionais neste momento, como forma de preservar a intimidade, a dignidade e a integridade psicológica da vítima, além de não comprometer as investigações em curso.

Confira abaixo a íntegra da nota da defesa da vítima

NOTA À IMPRENSA

A banca de defesa da vítima esclarece que os fatos recentemente noticiados são de extrema gravidade e estão sendo devidamente apurados pelas autoridades competentes. Conforme já formalmente comunicado, a vítima relata ter sido submetida a conduta absolutamente incompatível com a ética profissional e com a dignidade da pessoa humana, ocorrida em momento de manifesta vulnerabilidade, no interior de unidade de atendimento médico. As circunstâncias narradas já foram levadas ao conhecimento das autoridades policiais, que instauraram os procedimentos investigatórios cabíveis, os quais seguem em regular andamento, com a adoção das medidas necessárias para o completo esclarecimento dos fatos. A defesa da vítima acompanha de perto todas as diligências, confiante de que a apuração será conduzida com o rigor que o caso exige, de modo a assegurar a devida responsabilização dos envolvidos nos termos da legislação vigente, respeitados os primados do contraditório e da ampla defesa. Por fim, ressalta-se que, em respeito à intimidade, à dignidade e à integridade psicológica da vítima, não serão fornecidos detalhes adicionais neste momento, a fim de não comprometer as investigações em curso.

Toledo, 13 de abril de 2026.

Gabriel Henrique Garcia Advogado – OAB/PR 123.041

ARGENTINO, SILVA, LEITE E GARCIA ADVOGADOS Avenida Pirapó, Nº 4.721, Zona I-A, Umuarama | PR Avenida Parigot de Souza, Nº 4.498, Jardim Santa Maria, Toledo | PR Avenida Carlos Gomes, Nº 4.136, Sala 2B, Centro, Cascavel | PR www.aslgadvogados.com.br.

Entenda o caso

O caso veio à tona após o próprio paciente relatar a situação em suas redes sociais. Segundo ele, após sofrer um acidente de moto, procurou atendimento na UPA para realização de curativos. Durante o atendimento, o médico teria solicitado que ele se deitasse e, aproveitando-se do estado de tontura e dor, teria ultrapassado limites durante a avaliação física. O homem também afirmou que o profissional teria pedido o seu contato pessoal para conversas fora do ambiente de trabalho. Após deixar a unidade, ele registrou um Boletim de Ocorrência (B.O) na Delegacia.

Em meio à repercussão, o paciente relatou ainda ter recebido mensagens de outras pessoas que alegam situações semelhantes envolvendo o mesmo profissional.

Posicionamento da Prefeitura de Toledo

A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que tomou conhecimento da denúncia no próprio sábado, 11, e que iniciou imediatamente a apuração dos fatos. Em nota, o Município destacou que não compactua com qualquer conduta inadequada, especialmente em casos que envolvam possível assédio, e reforçou que todas as denúncias são tratadas com seriedade, respeito às vítimas e garantia de defesa.

Confira a nota oficial da Prefeitura de Toledo na íntegra

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que tomou conhecimento, neste sábado, de uma denúncia envolvendo a conduta de um profissional médico em atendimento realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

Desde o primeiro momento, a situação está sendo tratada com a devida seriedade e responsabilidade. A Secretaria já iniciou a apuração dos fatos.

A atual gestão não compactua com qualquer conduta inadequada, especialmente em situações que envolvam possível assédio, e destaca que todas as denúncias são tratadas com rigor, respeito às vítimas e garantia do direito ao contraditório e à ampla defesa.

O caso seguirá sob apuração, e novas informações poderão ser divulgadas conforme o andamento dos procedimentos.

Posicionamento do Consamu

O Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (Consamu), responsável pela operacionalização técnica e contratação de profissionais da unidade, também se manifestou por meio de nota oficial. A instituição informou que tomou conhecimento dos fatos divulgados envolvendo profissional da UPA de Toledo e destacou que situações dessa natureza são tratadas com máxima seriedade. O Consamu afirmou ainda que irá apurar o caso com rigor, adotando todas as medidas administrativas cabíveis, e reforçou o seu compromisso com a ética, o respeito e a segurança de pacientes e colaboradores.

Confira abaixo a nota oficial do Consamu na íntegra

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Nota Oficial

O Consamu informa que tomou conhecimento dos fatos divulgados envolvendo profissional da UPA de Toledo e destaca que situações dessa natureza são tratadas com máxima seriedade.

A instituição vai apurar o caso com rigor, adotando todas as medidas administrativas cabíveis.

O Consamu reforça o seu compromisso com a ética, o respeito e a segurança de pacientes e colaboradores.

Gestão

A UPA de Toledo funciona em regime de gestão compartilhada, sendo a administração geral de responsabilidade da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, enquanto a gestão técnica e contratação dos profissionais é realizada pelo Consamu.

O caso segue sob investigação das autoridades policiais, e novas informações poderão ser divulgadas conforme o andamento dos procedimentos.

Últimas Notícias

Mulher morre com tiro na cabeça dentro de carro em Cascavel
Policial

Mulher morre com tiro na cabeça dentro de carro em Cascavel

Há 4h
Vini Jr. brilha e Brasil se classifica em 1º com 3x0 sobre a Escócia
Esportes

Vini Jr. brilha e Brasil se classifica em 1º com 3x0 sobre a Escócia

Há 4h
Trio é detido pelo BPFRon com bloqueador de sinal eletrônico na BR-277 em Cascavel
Policial

Trio é detido pelo BPFRon com bloqueador de sinal eletrônico na BR-277 em Cascavel

Há 5h
Dólar sobe a R$ 5,20 e volta a atingir maior valor em três meses
Brasil e Mundo

Dólar sobe a R$ 5,20 e volta a atingir maior valor em três meses

Há 6h
Vida noturna no Brasil: como a noite mudou
Variedades

Vida noturna no Brasil: como a noite mudou

Há 7h
Motociclista fica ferido em acidente na rodovia PR 491 em Nova Santa Rosa
Policial

Motociclista fica ferido em acidente na rodovia PR 491 em Nova Santa Rosa

Há 7h
Trump indica que eleição no Brasil é teste para EUA na América Latina
Brasil e Mundo

Trump indica que eleição no Brasil é teste para EUA na América Latina

Há 7h
Mundial Feminino de 2027 será disputado em oito cidades brasileiras
Esportes

Mundial Feminino de 2027 será disputado em oito cidades brasileiras

Há 7h
Paraná é líder em classificados para a 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Inovação e C&T
Variedades

Paraná é líder em classificados para a 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Inovação e C&T

Há 8h
Campanha da Sanepar destaca investimento recorde para universalizar saneamento
Cotidiano

Campanha da Sanepar destaca investimento recorde para universalizar saneamento

Há 8h
Saiba como funciona a profissionalização de pequenas empresas
Variedades

Saiba como funciona a profissionalização de pequenas empresas

Há 8h
10 dicas para organizar a gestão e reduzir erros em PMEs
Variedades

10 dicas para organizar a gestão e reduzir erros em PMEs

Há 8h
Ver mais notícias