Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo


Foto: Toledo News

Neste domingo 28 de maio, a Igreja celebra o Domingo de Pentecostes, a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos reunidos no Cenáculo. Com a vinda do Espírito Santo, o projeto de Deus se realiza na Igreja dos seguidores de Jesus e na humanidade inteira, na diversidade de etnias, culturas e línguas. A comunidade eclesial se torna a imagem do que o mundo é chamado a ser. Por isso precisamos que o Espírito de Deus nos abençoe com sua força, vigor, coragem e todos os seus sete dons. É o Espírito Santo que inspira os apóstolos e Maria, no Cenáculo, e a todos reunidos em praça
pública em Jerusalém a encontrar palavras para falar da experiência do Cristo Ressuscitado.

A Igreja nasce do dia de Pentecostes porque é graças ao Espírito que ela se torna missionária, universal e, portanto, católica. A fé em Jesus é anunciada gradualmente a todos, na diversidade de línguas, povos e nações. Como o consolador, guia com dinamismo, o Espírito Santo capacita os fiéis a viverem uma vida de fé e a levarem a mensagem de Cristo ao mundo. A experiência de Pentecostes capacita os cristãos a viverem uma vida cristã transformada. O Espírito Santo concede dons espirituais que
deverão ser usados para edificar a Igreja e compartilhar o amor de Cristo com os outros. Através de Pentecostes, nós experimentamos uma comunhão mais profunda com Deus. O Espírito Santo nos ajuda a compreender as Escrituras, rezar e a nos aproximar de Deus em um relacionamento pessoal.

Muitas vezes tendemos aos extremos, a radicalizar discursos e posições, enquanto a Palavra de Deus nos diz que somos um só corpo, por um só Espírito, em um só Senhor, na diversidade de dons e carismas. Que o Espírito guie o caminho da Igreja rumo a uma renovação espiritual e evangélica.

A missão dos discípulos teve início através da intervenção vivificante do Espírito que abriu portas fechadas, afastou o medo e criou caminhos inimagináveis à mente humana.

Nossas comunidades precisam de homens e mulheres corajosos que não tenham medo de enfrentar o mundo, que não tenham medo de enfrentar questões difíceis e espinhosas. Não podemos nos fechar e falar somente a nossos amigos, repetindo o que já sabemos e com os quais já concordamos. O Espírito de Pentecostes nos envia ao encontro de todos, a falar a todos e a escutar todos, porque ninguém tem toda a verdade, mas todos somos buscadores da verdade porque a “semente do Verbo” está
em todos. “Esta doutrina nos incita a afirmar que a aspiração mais profunda do espírito humano se dirige a uma única direção: ir ao encontro de Deus e descobrir o pleno sentido da vida humana” (São João Paulo II, Redemptor hominis, 11).

Para os judeus, Pentecostes era a recordação da entrega dos mandamentos a Moisés e ao povo de Israel para que eles tivessem para sempre a bênção, a vida, e a abundância. Para os cristãos Pentecostes é a vida nova que floresce graças ao Espírito Santo, os sepulcros são abertos, as esperanças perdidas adquirem um novo vigor, as barreiras entre os povos são eliminadas. Até o sofrimento humano encontra um sentido porque é o Espírito que geme em nós (Rm 08).

Dom João Carlos Seneme, css
Bispo de Toledo

* As informações contidas nos artigos de colunistas, não necessáriamente, expressam a opinião do Toledo News.

Dom João Carlos Seneme

Dom João Carlos Seneme é bispo da Diocese de Toledo. Novos conteúdos são publicados semanalmente.

Últimas notícias