Drones reforçam segurança pública: BPFron e Ministério da Justiça capacitam profissionais em Guaíra

O Ministério da Justiça e o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) realizaram nesta segunda-feira (18), em Guaíra-PR, a solenidade de entrega de aeronaves remotamente pilotadas, conhecidas como drones, e a aula inaugural do Curso de Piloto Policial do Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada. O evento, realizado na sede da 2ª Companhia do BPFron, contou com a presença de autoridades locais e representantes de instituições de segurança pública de cinco estados brasileiros: Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rondônia.
Durante a cerimônia, dezenas de drones foram entregues a órgãos como as polícias Militar, Federal, Civil, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar. O coronel Ronimar Vargas Jobim, coordenador-geral de Fronteiras e Amazônia do Ministério da Justiça, entregou um dos equipamentos ao comandante do BPFron, major Divonsir de Oliveira Santos. Ambos destacaram a importância da capacitação dos operadores para fortalecer a segurança nas fronteiras e no combate ao crime.
O curso de capacitação, que será ministrado por instrutores nacionais e internacionais, tem como objetivo formar 30 profissionais de segurança pública, ensinando desde a legislação e procedimentos de voo até a manutenção das aeronaves e práticas operacionais. A tecnologia dos drones será utilizada para subsidiar as ações de campo, capturar imagens e informações estratégicas e aprimorar operações especiais.
Entre os participantes estavam o prefeito de Guaíra, Heraldo Trento (União Brasil), o prefeito eleito, Gileade Osti (PSD), e o presidente da Câmara Municipal, Adriano Richter (PSD). Também marcaram presença representantes da Polícia Federal (PF), Força Nacional, Itaipu Binacional e entidades da região. Após a cerimônia, os presentes acompanharam a aula inaugural do curso, que abordou a evolução dos sistemas de aeronaves remotamente pilotadas, destacando a sua aplicação no contexto da segurança pública.















Procura-se: Família do Jardim La Salle oferece recompensa por gatinho Maionese desaparecido