Edson Fachin, cidadão honorário de Toledo, é eleito presidente do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu na quarta-feira, 13, o ministro Edson Fachin como novo presidente da Corte para um mandato de dois anos. Alexandre de Moraes será o vice-presidente. A posse está prevista para 29 de setembro e segue a tradição de escolha conforme a ordem de antiguidade no tribunal. Fachin recebeu 10 votos, não tendo votado em si mesmo, e agradeceu a “confiança” dos colegas, afirmando que assume a presidência com “sentido de missão e consciência de dever a cumprir”.
Natural de Rondinha-RS, mas com laços profundos com Toledo, Fachin recebeu, em setembro de 2017, o Título de Cidadania Honorária do município. Em sessão solene na Câmara Municipal, ao lado da esposa, desembargadora Rosana Fachin, familiares e amigos, ele foi homenageado por lideranças locais da época. Na ocasião, o ministro emocionou-se ao lembrar que Toledo foi o destino escolhido por sua família após deixar o Rio Grande do Sul, sendo o lugar onde viveu a infância e adolescência, construiu amizades e conheceu a esposa.
Durante o discurso, Fachin destacou que considera a cidade como parte de sua essência e que “porção substancial” de si “nunca saiu de Toledo”. Citou escritores e líderes como Mercedes Sosa, Eça de Queiroz, papa Francisco e Mia Couto para reforçar mensagens de gratidão, resiliência, cordialidade e compromisso social. Lembrou ainda a importância da fé e da dedicação, especialmente para os jovens, a quem chamou de “candeia acesa que ilumina o caminho”.
Com uma carreira marcada por sólida formação acadêmica, incluindo doutorado pela PUC-SP e pós-doutorado no Canadá, além de vasta produção literária, Edson Fachin leva ao comando do STF não apenas a experiência jurídica, mas também a ligação afetiva com Toledo, onde viveu entre os dois e os 16 anos.
Fachin é ministro do STF desde 2015 e completou 10 anos no cargo no mês de junho. Ele foi indicado pela então presidente Dilma Rousseff (PT).
Com informações do G1 e da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Toledo.

















Procura-se: Família procura por Sky, gatinha desaparecida no Jardim Gisela