Elton Welter renuncia ao mandato de vereador e assumirá cargo de deputado federal

Nos próximos dias o município de Toledo passará a ter dois deputados federais, algo histórico. Elton Welter (PT), que ocupava o cargo de vereador renunciou na manhã desta segunda-feira (13), e ainda nesta semana deve assumir como deputado federal.
Welter assumirá o lugar de Enio Verri (PT), que na última sexta-feira, 10, foi nomeado como novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional. Verri foi escolhido para assumir a direção-geral de Itaipu ainda no início do ano.
Nas eleições de outubro de 2022, Enio Verri foi reeleito para o seu terceiro mandato como deputado federal com 95.172 votos, enquanto Elton Welter ficou como primeiro suplente, com 21.118 votos.
Nesta segunda-feira, Welter já não participou da Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Toledo e viajou para Foz do Iguaçu, onde foi até a sede da Itaipu Binacional e cumprimentou Enio Verri.
“A caminho de Brasília passei por Foz do Iguaçu para parabenizar meu amigo Enio Verri pela nomeação como diretor-geral da Itaipu. Lula acertou, Enio é um quadro de excelência e fará uma gestão formidável à frente da Binacional. Quem ganha é o Paraná e a nossa gente”, disse Welter em uma de suas redes sociais.
Agora o mais novo deputado toledano segue para Brasília para assumir uma cadeira como deputado federal. A posse de Elton Welter na Câmara Federal deve ocorrer já nesta terça-feira (13).
Sobre Elton Welter
Elton Welter é natural de Toledo, tem 54 anos e atua como agricultor. É formado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e possui especialização em Filosofia Política e Desenvolvimento Regional.
Na política, Welter começou como assessor parlamentar de Aldeni Araújo, entre 1993 e 1996. Em 1996 foi eleito vereador com 975 votos e em 2000 foi reeleito para o seu segundo mandato, com 945 votos.
Em 2002 Welter foi eleito deputado estadual, com 24.783 votos, reeleito em 2006, com 27.549 votos. Em 2010 não conseguiu a reeleição, mas voltou a ocupar o cargo entre 2013 e 2014, com a renúncia de Augustinho Zucchi (PDT).
No ano de 2020 Welter voltou a se candidatar a vereador em Toledo sendo eleito, com 952 votos. O seu mandato como vereador em Toledo iria até 31 de dezembro de 2024 e com sua renúncia quem deve assumir é o primeiro suplente Roberto de Souza (PT), que fez 668 votos e já assumiu temporariamente por duas vezes nesta Legislatura.
Vale lembrar que Toledo já conta com Dilceu Sperafico (Progressistas) como deputado federal. Ele assumiu o seu sétimo mandato no dia 01º de fevereiro de 2023 e fez 61.689 votos.



















Procura-se: carteira com documentos em nome Lúcio Gouveia de Oliveira