Em primeiro turno, Câmara de Toledo aprova projeto que denomina a Sala de Reuniões de Luís Fritzen

Na tarde de segunda-feira (8), os vereadores da Câmara de Toledo aprovaram quatro projetos em primeiro turno, no Auditório e Plenário Edílio Ferreira, na 43ª Sessão Ordinária. Todos os textos serão novamente votados amanhã (9), na 31ª Sessão Suplementar.
Sala de Reuniões Luís Fritzen
Como uma forma de homenagem, os vereadores aprovaram o projeto que “Denomina de Luís Fritzen a sala de reuniões da Câmara Municipal de Toledo” (Projeto de Resolução de Nº36/2025), de autoria da Mesa. Parlamentar mais longínquo da história do Legislativo, Fritzen faleceu em setembro de 2025, enquanto integrava a 18ª Legislatura.
Segundo a Justificativa, “Luís Fritzen exerceu com dedicação e compromisso nove mandatos como vereador no município de Toledo, sendo uma das figuras mais atuantes e respeitadas da história do parlamento municipal. Sua atuação sempre foi pautada pela ética, responsabilidade e profundo respeito às demandas da população, deixando um legado de trabalho sério, diálogo aberto e defesa incansável do interesse público”. Os proponentes consideram “uma forma justa e simbólica de preservar sua memória, reconhecendo sua dedicação exemplar à vida pública e sua marcante contribuição ao longo de décadas à Casa de Leis e à sociedade de Toledo”. Todos os vereadores apoiaram a proposta.
Dia do Protetor Animal
De autoria do vereador Chumbinho Silva (PP), o Dia do Protetor Animal será celebrado anualmente no dia 10 de agosto, caso o projeto seja aprovado em dois turnos e sancionado. Em primeiro turno, todos os vereadores votaram de forma favorável ao Projeto de Lei de Nº 194/2025.
A proposição tem como objetivos: reconhecer e valorizar o trabalho dos protetores e cuidadores de animais que atuam de forma voluntária na causa animal; promover a conscientização da população sobre a importância da proteção e do bem-estar dos animais; estimular ações públicas e comunitárias voltadas à defesa dos animais; e integrar o poder público, as organizações não governamentais, os protetores e a sociedade civil para fortalecer a rede de proteção animal.
Meia Maratona de Toledo e Prova 24 Horas
A Câmara também votou a inclusão de duas provas tradicionais no Calendário de Eventos do Município: a Prova 24 Horas Dr. Torao Takada (PL de Nº 205/2025 – de autoria de Professora Marli) e a Meia Maratona de Toledo (PL de Nº 193/2025 – de autoria de Professor Oseias).
Assim como o Dia Municipal do Protetor Animal, a inclusão das duas provas no Calendário foi debatida em audiência pública. A Meia Maratona de Toledo oferece as modalidades: Meia Maratona de 21 km, o Revezamento de 10,5 km, a Corrida Rústica de 6 km, a Caminhada da Saúde de 3 km, voltada para idosos, e a Maratoninha, com distâncias variadas de 200 m a 2,4 km, destinada às crianças. A proposta visa a inclusão do evento no terceiro domingo do mês de outubro.
A Prova 24 Horas Dr. Torao Takada foi realizada pela primeira vez em 2013. Com 24 horas de duração, a prova possui modalidades solo e por equipes. O PL pretende incluir o evento no Calendário Oficial preferencialmente no mês de abril. As duas matérias foram aprovadas por unanimidade.
Tribuna Livre – Vidas Gerando Vidas
Claudemir Ferreira, presidente da Organização Não Governamental (ONG) Vidas Gerando Vidas, trouxe uma importante conscientização sobre a doação de órgãos. Para mais detalhes, acesse: https://www.instagram.com/ongvidasgerandovidas/
31ª Sessão Suplementar
A Pauta da 31ª Sessão Suplementar está disponível. Acesse pelo link.

















Encontrado: RG em nome de Edson Fernandes da Cruz, encontrada no Teatro Municipal em Toledo