Entre memórias e legados, Legislativo promove celebração para cidadãos que transformaram Toledo

Às vésperas do aniversário de 73 anos de Toledo, a Câmara de Vereadores organizou uma cerimônia para homenagear grandes expoentes da trajetória local. No Teatro Municipal, o Legislativo promoveu a Sessão Solene de Concessão de Títulos e Outorga de Honrarias, na noite de quinta-feira (11).
O evento foi comandado por Gabriel Baierle (União Brasil), atual presidente da Câmara. Ao seu lado, compuseram a mesa de honra o prefeito Mario Costenaro (Republicanos), o vice-prefeito Lucio de Marchi (Progressistas) e os seis homenageados da noite. Os vereadores Chumbinho Silva (Progressistas), Bruno Radunz (Republicanos), Sergio Japonês (PL), Katchi Nascimento (MDB) e Valdir Gomes (União Brasil) ocuparam lugares reservados para parlamentares no palco.
Do quadro do Poder Executivo, as Secretarias de Comunicação, Cultura e Mulher estavam representadas. Autoridades da Emdur, do Observatório Social, do 19º Batalhão de Polícia Militar e da 20ª Subdivisão de Polícia Civil compareceram. Esteve presente também a juíza Luciana Lopes do Amaral Beal, homenageada em 2024 pela Câmara com o Título de Cidadania Honorária.
O Coral Cristo Rei interpretou o Hino Nacional e o Hino de Toledo. Durante a solenidade foram outorgados: o Título de Cidadania Honorária, a Medalha Willy Barth e a Medalha Diva Paim Barth. Duas personalidades receberam cada uma das homenagens.
Confira:
Cláudio Tomuo Hayashi (Cidadania Honorária)
Filho de imigrantes japoneses, Cláudio Tomuo Hayashi nasceu em Serra Azul- SP. Formou-se em Medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no ano de 1972, com especialização em anestesiologia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em 1973. Em 1975, Cláudio Hayashi ingressou no corpo clínico da então Casa de Saúde Bom Jesus, como médico anestesiologista.
Momento importante de seu discurso, Cláudio Hayashi comentou sobre o desafio de assumir a presidência da Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (HOESP), entidade mantenedora do Hospital Bom Jesus. “Em 2016, fui chamado pela sociedade para assumir o Conselho de Administração do HOESP/Hospital Bom Jesus, que era uma das entidades mais importantes da área da saúde em toda região. A instituição estava em uma crise, com uma dívida de mais de R$35 milhões. Foi um desafio, mas com a ajuda de várias pessoas integrantes da sociedade, nós conseguimos reverter a situação. Hoje, vocês estão vendo como nosso Hospital está bonito, graças ao auxílio de todos vocês”, declarou.

Além de sua participação em diversos outros cursos e congressos na área médica, Cláudio também é membro ativo da Sociedade de Terapia Intensiva e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira desde 1982, e vice-presidente da Associação Médica do Paraná – também ocupou os cargos de tesoureiro e presidente. Em Toledo, Cláudio Tomuo Hayashi teve importante participação não só na área da saúde, mas, também, nos setores social e comunitário. Foi um dos fundadores da Clínica de Anestesiologia, sócio do Lions Club desde 1978, sócio-fundador da Creche Lions Ledi Maas (atualmente Instituto Ledi Maas, centro beneficente para atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade), sócio da Associação Cultural e Esportiva de Toledo (CEATO).
O prefeito Mario Costenaro revelou ter conhecido de perto a forma como Cláudio Hayashi é visto profissionalmente. O respeito e a admiração cercam o médico. “Eu tive uma relação muito grande com o Hospital Bom Jesus, enquanto arquiteto. Passei muito tempo puxando trena pelos corredores, desenhando e reformando algumas unidades. Acho que posso testemunhar o que ocorre ali dentro em termos de identificação com tantas pessoas, desde colaboradores e fornecedores. Se, realmente, o trabalho de equipe é extremamente importante, mas também há de se reconhecer o papel da liderança, como [papel] inspirador, motivador e que faz as coisas acontecerem, em momentos, às vezes, bem complicados”.
Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (Cidadania Honorária)
Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt nasceu em 24 de agosto de 1964, na cidade de Carazinho-RS. No início da década de 1970, sua família migrou para o Paraná e se estabeleceu no recém-formado Jardim Porto Alegre, em Toledo. Ao lado do pai, iniciou sua vivência no comércio, colaborando ainda na juventude com o pequeno armazém da família. Liderou a transformação do negócio em uma das maiores redes de supermercados do interior paranaense, como gestor do Supermercado Lunitti entre os anos de 1985 e 2012.
No momento de fala, o homenageado fez uma reflexão sobre a sua trajetória. “Durante quase 30 anos construímos aquilo que a comunidade de Toledo conhece. É importante esse relato, porque vem da nossa alma e transcende todo o processo de apenas existir: é fazer algo de bom para as pessoas. É um entendimento pleno do conceito da empatia e da dedicação”, disse. Em seu discurso, Lunitti citou Ulysses Guimarães e enumerou aprendizados que acumulou em cada etapa da vida.

Em sua longa trajetória eleitoral: disputou onze eleições ao longo de três décadas, sendo eleito vereador (1997–2000) e prefeito de Toledo em dois mandatos (2013–2016 e 2021–2024). Também concorreu aos cargos de deputado estadual (1998, 2006, 2018) e à Prefeitura de Toledo em outras cinco oportunidades (2000, 2004, 2008, 2016 e 2024). Durante o biênio 2023/2024, também exerceu a presidência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP). Atualmente, é assessor especial da Casa Civil do Governo do Estado do Paraná.
A entrega do Título de Cidadania Honorária a Beto Lunitti foi uma demonstração de valores democráticos. Quatro personalidades que comandaram Toledo, em diferentes épocas, subiram ao palco para premiar o homenageado. O ex-prefeito recebeu a honraria das mãos de Albino Corazza Neto (1983/1988 e 1993/1996), Lucio de Marchi (2017/2020) e Mario Costenaro (atual prefeito). O vereador Sergio Japonês (PL) discursou em nome da Câmara. O parlamentar classificou Beto como “empresário de sucesso, pai, avô, homem público idealista, um grande empreendedor e um verdadeiro ícone da política municipal”.
Aquelino Luiz Massola (Medalha Willy Barth)
Aquelino Luiz Massola chegou a Toledo nos anos 1940, vindo com a família de Paraí, no interior do Rio Grande do Sul. Ainda adolescente, começou trabalhando em um empório, confeccionando saquinhos para embalar arroz e feijão. Logo se envolveu com o transporte de madeira, um dos pilares da economia local naquele período inicial, durante a intensa exploração de pinheiros promovida pela Madeireira Rio Paraná, a Maripá. Aquelino foi um dos primeiros caminhoneiros da empresa, ajudando a retirar toras do mato e transportá-las até o Porto Britânia, de onde eram lançadas ao Rio São Francisco e rebocadas em jangadas até a Argentina.
Lucio de Marchi relembrou que além de ser um dos primeiros caminhoneiros da Maripá, Aquelino é o remanescente. “Que os demais estejam e fiquem na nossa lembrança, no nosso coração e na nossa mente”. O discurso ressaltou o impacto da atuação profissional de Aquelino desde os primórdios do município. Emocionado, o homenageado fez um relato breve sobre a sua visão positiva sobre o progresso local. “Eu cheguei em 1947. Eu tinha 13 anos e vi Toledo crescer, pois tinha 12 casas só. É uma cidade linda. A gente fica muito contente por causa disso aí. Com todo mundo que ajudou”, disse.

O vice-prefeito ressaltou que o legado de seu Aquelino não é apenas econômico. “Ele ajudou a construir as tradições, a cultura e o espírito comunitário que marcam Toledo até hoje”, apontou. Entre as contribuições, Lucio relembrou que o pioneiro de 91 anos foi um dos fundadores do primeiro CTG (Centro de Tradições Gaúchas) de Toledo, onde também foi patrão por seis anos. Também foi presidente do Grêmio local e teve participação ativa na fundação e estruturação do Clube Toledão (Toledo Esporte Clube), onde atuou como secretário e conselheiro por muitos anos.
Alexandre Macorin de Lima (Medalha Willy Barth)
Alexandre Macorin de Lima, natural de Porecatu-PR, nasceu em 13 de dezembro de 1970. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Alta Paulista, em 199. É pós-graduado em Gestão de Segurança Pública pela Escola Superior de Polícia Civil, título obtido em 2007. Ao longo de sua carreira, atuou também como educador e instrutor. Possui ainda formação em Análise de Perfil Comportamental pela FEBRACIS.
Ingressou na Polícia Civil em 1994 como Delegado de Polícia, atuando nas cidades de Barracão, Assis Chateaubriand e Paranavaí. Posteriormente, exerceu funções de liderança em diversas unidades, entre elas: Delegado Operacional da 6ª Subdivisão de Foz do Iguaçu, Delegado-Chefe do C.O.P.E. – Centro de Operações Policiais Especiais do Estado do Paraná, Delegado-Chefe das Subdivisões Policiais de Cascavel (15ª), Toledo (20ª) e novamente da 6ª Subdivisão. Foi ainda Delegado Corregedor da Área Centro-Oeste, Delegado Titular da Divisão de Polícia Especializada, Delegado Coordenador da Operação Costa Oeste e Delegado Titular da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio. Atualmente, é o delegado titular da 20ª Subdivisão da Polícia Civil do Paraná em Toledo.

O delegado ressaltou que Toledo representa o lugar que ele escolheu para viver. Estatísticas como sete mortes para cada 100 mil habitantes e 132% de índice de solução de crimes são frutos de um trabalho de toda a equipe, segundo Macorin. “É necessário dizer, do fundo do meu coração, que estou aqui como representante. Alguém precisava subir nesse palco para receber essa medalha, mas ela não é – e nem pode ser apenas minha. Essa homenagem pertence a toda equipe da 20ª Subdivisão Policial de Toledo. Sem medo de errar, afirmo: em 30 anos de atividade policial, passando por tantos cargos e cidades diferentes, nunca tive uma equipe igual a essa. É uma equipe proativa, cidadã, comprometida com a segurança e com a vida das pessoas. É para vocês que vai esse reconhecimento e essa homenagem”, declarou.
Presidente do Legislativo, Gabriel Baierle declarou que a homenagem não vem apenas da Câmara Municipal, mas também de toda a sociedade. “Em meio aos grandes desafios da segurança pública, existem pessoas que escolheram fazer da integridade, da coragem e do compromisso com o bem comum, a essência de sua caminhada. Sua liderança se fez presente onde mais se era necessário, em situações que existiam firmeza, seriedade e senso de dever. Hoje, ao receber essa honraria da Câmara Municipal de Toledo, recebe o reconhecimento de uma cidade inteira. Recebe a gratidão de pessoas que talvez o senhor nem conheça, nem sabe o nome, mas todas foram beneficiadas pelo seu trabalho. Recebe o respeito de seus pares e o carinho de uma comunidade que aprendeu a confiar em sua liderança”, apontou.
Helga Ivoni Viezzer (Medalha Diva Paim Barth)
Natural de Piratuba-SC, Helga Ivoni Viezzer reside em Toledo-PR desde 1952. Pioneira e filha dos pioneiros Avelino e Anna Marie Hofstaetter, é a sexta ordem de filiação. No mercado de trabalho, sempre esteve ligada à cultura. Iniciou a carreira profissional nos anos 70 e atuou em diversas áreas: servidora pública, professora, empresária, poeta e artista plástica.
Lotada na Secretaria da Cultura, exerceu a função de secretária executiva do primeiro Conselho Municipal de Cultura de Toledo. Além de outras atuações no setor público e na iniciativa privada, foi diretora do Departamento de Cultura em duas gestões e coordenadora-geral da Usina de Conhecimento. Helga é presidente emérita da Academia de Letras de Toledo-PR, ocupante da Cadeira n° 8. Está entre os 12 acadêmicos fundadores da instituição. Presidiu a Academia em duas gestões, de 14/12/2014 a 06/03/2017. Escreve contos, crônicas, poemas e conta com várias publicações em jornais, livros e revistas. Em 2021, lançou Sementes & Sonhos, livro de memórias que retrata a região Oeste do Paraná. Em sua trajetória, recebeu importantes prêmios literários. A escritora possui 25 livros publicados coletivamente e dois individuais.

Inaugurado em 26 de novembro de 1999, o local da homenagem foi simbólico para Helga. “Sinto-me profundamente honrada por ser agraciada com esse gesto tão nobre e generoso, aqui, neste Teatro Municipal, onde participei da inauguração enquanto diretora do Departamento de Cultura há 26 anos. É um privilégio receber esse reconhecimento em nome de todas as mulheres que, como eu, lutam por uma sociedade digna e segura. Nunca imaginei que um dia receberia tamanha honraria: a Medalha Diva Barth, maior distinção feminina destinada a mulheres de Toledo”, afirmou a escritora.
Apesar da magnitude de uma obra como o Teatro, o secretário Gabriel Furlan, chefe da pasta da Cultura, salientou que a construção cultural de Helga é a melhor representação de uma algo perpétuo. “A dona Helga é aquele tipo de pessoa que viu tudo acontecer nessa cidade. Eu, há pouco tempo atrás, estava nessas cadeiras, vim aqui com o colégio e a dona Helga viu tudo isso acontecer, desde antes do Teatro. Uma coisa interessante que eu ouvi esse mês é que a cultura é o que fica. Então, a gente pode fazer essas construções, elas podem ruir, mas a cultura fica. A senhora contribuiu grandemente para a cultura de Toledo. Eu queria mais uma vez, humildemente, parabenizá-la. É muito merecido. Eu aposto que seus livros ficarão nas bibliotecas por muitos e muitos anos. Ali a gente encontrará parte da história de Toledo”, concluiu.
Rosmari Gatto Bordignon (Medalha Diva Paim Barth)
Rosmari Gatto Bordignon, natural de Espumoso-RS, nasceu em 19 de junho de 1962. Mudou-se com a família para Toledo, no Paraná, em 1966, fixando residência no Bairro Jardim Porto Alegre. Formada em Enfermagem e Obstetrícia pela FECIVEL (atualmente UNIOESTE), em Cascavel, Rosmari também possui pós-graduação em Administração dos Serviços de Saúde – Hospitalar e Saúde Pública, além de qualificações adicionais em Fitoterapia, pelo curso promovido pela Itaipu Binacional, e no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), voltado à formação continuada de professores da rede pública estadual.
Em sua carreira no serviço público, iniciou suas atividades como enfermeira em 1986, após aprovação em primeiro lugar em concurso público municipal. Participou ativamente da implantação das Ações Integradas de Saúde (AIS), da municipalização dos serviços de saúde e da expansão das Unidades Básicas de Saúde em diversos bairros de Toledo. Na área educacional, é docente concursada há mais de três décadas. Participou da elaboração de currículos e planos de cursos técnicos, entre eles: Técnico em Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Cuidados com a Pessoa Idosa, Especialização em Enfermagem do Trabalho e Técnico em Segurança do Trabalho, nos formatos PROEJA, Subsequente e Integrado (IFEPT). Comandou a Diretoria do Departamento de Saúde de Toledo, sendo responsável pela criação do Fundo e do Conselho Municipal de Saúde. Em 1994, assumiu a Secretaria Municipal de Saúde. Liderou a implementação de programas sociais relevantes na cidade.

Ao ler o currículo da homenageada no púlpito, a vereadora Katchi Nascimento precisou interromper a leitura, pois, emocionada, relembrou do impacto de Rosmari em sua trajetória pessoal. “Tenho mais informações sobre o currículo da professora Rosmari Gatto, mas quando chegamos no curso técnico de enfermagem, comecei a embargar minha voz, porque essas pessoas que estão aqui mudaram vidas. Eu digo de experiência própria, porque a minha vida foi tocada e foi transformada por uma dessas pessoas: a professora Rosmari. A gente nunca vai conseguir agradecer o suficiente pela dedicação de uma pessoa, por tudo que ela fez, que conseguiu mudar muitas vidas”, disse a vereadora.
Em pronunciamento, Rosmari Gatto destacou que sua caminhada sempre esteve alicerçada na defesa da saúde e da educação. “Essa homenagem não reconhece apenas um percurso profissional, mas sim, toda uma história construída com dedicação à saúde, à educação e à formação de profissionais que hoje servem com competência e humanidade a nossa comunidade (...) agradeço por esse reconhecimento. Me representa muito mais que uma homenagem individual. Simboliza também uma história coletiva, construída ao lado de pessoas, instituições e comunidade que acreditaram, assim como eu, que a saúde e a educação são pilares inseparáveis de uma sociedade justa”, concluiu a homenageada.
Assista à Sessão Solene
Os discursos na íntegra estão disponíveis na gravação do evento. A Sessão Solene de Outorga de Honrarias está publicada no canal do Youtube da Câmara de Toledo:
https://www.youtube.com/@camaratoo/.


















Encontrado: cachorrinho encontrado no Santa Clara 4