Entrega de tendas e apresentações marcam Feira de Arte e Artesanato

Realizada sempre nos dois primeiros sábados de cada mês, a Feira de Arte e Artesanato do último sábado (9) foi bastante especial. Além da entrega de tendas a artesãos e artesãs que integram o grupo Tenda, o espaço recebeu atrações de diversas expressões artísticas.
Os profissionais beneficiados com as tendas foram credenciados e habilitados pelo Edital de Chamamento Público nº 011/2022, promovido pela Secretaria da Cultura (SMC), e o ato de assinatura dos termos de cedência de material ocorreu com a presença de diversas autoridades locais. Essa entrega foi precedida de várias etapas, como a aprovação da Lei nº 2.356/2021 e as capacitações junto aos profissionais do setor promovidas em parceria com a Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento) via Sala do Empreendedor, onde puderam também formalizar o seu negócio.
A secretária da Cultura, Rosselane Giordani, salienta que esta entrega resulta de um esforço empreendido pela pasta há um ano e meio. “Deste então, temos planejado e executado ações que visam ao fortalecimento e à efetivação, passo a passo, de uma política pública para este segmento. Estamos felizes com a conquista deles, que também é nossa”, avalia. “Ainda há muitos desafios para estes profissionais e em breve haverá outras oportunidades, mais chamamentos para ampliarmos a abrangência destas ações”, anuncia.
Titular da AgroDesenvolvimento, Diego Bonaldo, comenta sobre a importância deste setor para a economia local. “Nesta parceria com a Cultura, atuamos para que a viabilização destas tendas viesse acompanhada de ações que compreendem o artesanato como fator de geração de renda e até de atratividade turística, pois, em nível de excelência, pode despertar interesse em pessoas de várias cidades partes do Paraná e do Brasil”, observa.
Mais atrações
Após a entrega das tendas, a Feira de Arte e Artesanato seguiu com várias atrações para todos os públicos. Para as crianças, cama elástica e a contação de história “Os animais do zodíaco chinês” com a atriz Aline Fernandes, do Grupo Put´s de Teatro, de Toledo.
Às crianças um pouco mais crescidas, as apresentações do Coral Feminino Encanto Sul e da dupla sertaneja Cida Maria e Zé Francisco. A Praça Willy Barth também foi palco da exposição "A arte transforma", da artista plástica Kathyuscia Mariano, aluna da Casa da Cultura, e de uma ação de divulgação e comercialização de livros de escritores integrantes da Academia de Letras de Toledo (ALT).




















Cachorrinho encontrado próximo da Assermuto