Escola de Governo promove curso sobre práticas de atendimento no serviço público

Fonte: Assessoria
Escola de Governo promove curso sobre práticas de atendimento no serviço público
📷 Foto: Divulgação

A Escola de Administração Pública de Toledo, conhecida como Escola de Governo, iniciou, nesta sexta-feira (15), o curso “Melhorando as Práticas de Atendimento e Ambiente de Trabalho no Serviço Público”. A capacitação reúne cerca de 30 servidores de diferentes setores da administração municipal e aborda temas relacionados ao atendimento ao público, relações interpessoais, legislação e saúde mental no ambiente profissional.

Com carga horária total de 16 horas-aula, o curso teve, no primeiro dia, a realização de oito horas de atividades. As outras oito horas serão ministradas em 2 de junho, nos períodos matutino e vespertino.

Atendimento e relações de trabalho – A programação da etapa inicial contou com dois módulos ministrados pela assistente em administração Jessica Greyca dos Santos Barbosa, servidora da Secretaria de Recursos Humanos. Os conteúdos abordaram “Estatuto do Servidor, direitos e deveres, o trabalho em equipe e a função do servidor público perante a sociedade” e “Técnicas de abordagem e comunicação para estabelecer uma boa comunicação entre o servidor e seu público”.

Jessica destaca que os temas debatidos relacionam as atribuições previstas no Estatuto do Servidor Público Municipal (Lei de Nº 1.822/1999 e alterações) às práticas cotidianas do ambiente profissional, especialmente no que se refere à comunicação interpessoal e à prestação de serviços à população. “São pontos importantes de serem trabalhados porque estão relacionados realmente ao desempenho do servidor no ambiente de trabalho”, salienta a assistente em administração da Secretaria de Recursos Humanos, ao comentar os debates sobre deveres e obrigações previstos na legislação. “É baseado nesses preceitos que se consegue desempenhar o atendimento e criar um ambiente seguro, tanto para o servidor quanto para o contribuinte”, complementa, ao defender a adoção de práticas de comunicação assertiva e não violenta no serviço público.

Saúde emocional e qualidade de vida

A segunda etapa da capacitação terá enfoque em saúde emocional, ambiente organizacional e bem-estar no serviço público. Entre os temas previstos estão “Norma Regulamentadora de Nº 1 (NR-01): Conhecer para entender; autoconhecimento e gestão emocional”, conduzido pela diretora da Escola de Governo, Nicole Capelli Basso Pedrini, e “Saúde Mental: conceitos e patologias”, com a participação da psicóloga Jane Carmela Scholz e da instrutora de yoga Janiele Bueno.

A diretora da Escola de Governo explica que a capacitação foi estruturada para aprimorar o atendimento prestado pelos servidores municipais e, ao mesmo tempo, estimular reflexões sobre equilíbrio emocional e relações interpessoais no ambiente profissional. “A função do servidor público é servir e sempre buscar atender da melhor forma possível”, enfatiza Nicole, ao defender a importância da qualificação contínua dos profissionais da administração municipal. “O objetivo do curso é fazer com que esse servidor consiga administrar bem as questões relacionadas ao serviço e também a sua vida emocional e psicossocial”, pontua.

Últimas Notícias

Campeonato de Futebol Suíço do Panorama entra na última rodada da primeira fase com cinco vagas ainda em disputa
Esportes

Campeonato de Futebol Suíço do Panorama entra na última rodada da primeira fase com cinco vagas ainda em disputa

Há 6h
Kombi com trabalhadores tomba na BR-163 e deixa três feridos entre Toledo e Cascavel
Policial

Kombi com trabalhadores tomba na BR-163 e deixa três feridos entre Toledo e Cascavel

Há 11h
Corpus Christi mobiliza milhares de fiéis em paróquias e comunidades de Toledo
Variedades

Corpus Christi mobiliza milhares de fiéis em paróquias e comunidades de Toledo

Há 12h
Reunião técnica marca início da fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná em Terra Roxa
Esportes

Reunião técnica marca início da fase regional dos Jogos da Juventude do Paraná em Terra Roxa

Há 13h
Doação de Berço Bilitron reforça atendimento neonatal na Hoesp - Hospital Bom Jesus
Cotidiano

Doação de Berço Bilitron reforça atendimento neonatal na Hoesp - Hospital Bom Jesus

Há 13h
Xaxim se prepara para a 22ª edição da tradicional Festa do Leitão Desossado
Variedades

Xaxim se prepara para a 22ª edição da tradicional Festa do Leitão Desossado

Há 13h
Uopeccan promove bazar beneficente com produtos da Receita Federal em Cascavel
Cotidiano

Uopeccan promove bazar beneficente com produtos da Receita Federal em Cascavel

Há 13h
10ª Feijoada Solidária da Hoesp - Hospital Bom Jesus reúne comunidade e reforça corrente de solidariedade em prol da saúde
Cotidiano

10ª Feijoada Solidária da Hoesp - Hospital Bom Jesus reúne comunidade e reforça corrente de solidariedade em prol da saúde

Há 14h
Reforma da Escola Municipal Tancredo Neves é autorizada com investimento de R$ 4,08 milhões
Cotidiano

Reforma da Escola Municipal Tancredo Neves é autorizada com investimento de R$ 4,08 milhões

Há 14h
13º Festival Nacional de Circo começa na próxima quinta-feira (11) em Toledo com espetáculos e oficinas
Variedades

13º Festival Nacional de Circo começa na próxima quinta-feira (11) em Toledo com espetáculos e oficinas

Há 14h
Cmei Vó Tharcila é reinaugurado após reforma e ampliação
Cotidiano

Cmei Vó Tharcila é reinaugurado após reforma e ampliação

Há 15h
PRF apreende mais de 4 toneladas de maconha sobre carga de milho na BR-163, em Guaíra
Policial

PRF apreende mais de 4 toneladas de maconha sobre carga de milho na BR-163, em Guaíra

Há 15h
Ver mais notícias