A quarta edição do programa ???Escola de Pais: Construindo e fortalecendo laços???, promovida pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), propiciou, na noite da última quarta-feira (12), um debate sobre o papel da família na formação das crianças. O encontro, realizado no auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico, foi gratuito e aberto a todos os responsáveis por estudantes da rede municipal.
O ponto central da programação foi a palestra ???O poder dos pais na formação de bons hábitos???, apresentada pelo empresário Edésio Reichert, presidente do Instituto Pessoas Melhores. Licenciado em Filosofia e atuante na divulgação de obras literárias ligadas às suas áreas de interesse, Reichert abordou comportamentos familiares que influenciam a rotina das crianças e defendeu que a participação ativa dos responsáveis é decisiva para consolidar valores e práticas positivas.
Tolemalhas: Unifomes de qualidade para sua empresa
Garanta conforto e identidade visual para sua empresa. Solicite orçamento no Wha...
Romaria para Trindade - Goiás: Garanta seu lugar agora
Viagem saindo de Toledo na Semana Santa, 2 pernoites, refeições inclusas. Parcel...
Alfa Agência Local: mídia indoor estratégica em Toledo
Alcance o público certo com TVs em locais de grande circulação. Gestão completa ...
Curso de modelo e manequim em Toledo
Agência Mirelly Fashion abre inscrições aqui na cidade! Saiba mais
Mais
O palestrante destacou que sua reflexão sobre o poder dos pais na formação dos filhos nasce tanto da experiência profissional quanto da observação cotidiana dos hábitos que os jovens levam para o ambiente de trabalho. ???Abordar esse tema ligado à capacidade e ao poder que os pais têm de influenciar a direção, a boa direção para os filhos é algo que gosto muito de trabalhar???, comentou. ???Minha vivência como empresário me coloca diariamente em contato com comportamentos formados na infância. ???Contratamos pessoas o tempo todo e os hábitos que elas trazem ficam logo evidentes, se são de cooperação, de vontade de aprender ou se são de preguiça???, acrescentou.
Ao tratar de limites e cooperação, Reichert defendeu que pequenas rotinas domésticas fortalecem o desenvolvimento da inteligência e da autonomia. ???Estabelecer limites para um filho significa permitir que ele possa ficar mais inteligente???, explicou, ao comparar esse processo ao desvio natural da água ao encontrar obstáculos. ???A ausência de responsabilidades facilita a instalação de comportamentos indesejados. Quando o pai e a mãe não estão atentos a levar os filhos a essas pequenas cooperações, pode deixar com que a preguiça se instale???, completou.
Unimed Costa Oeste: segurança com hospitais próprios na região
Atendimento rápido e suporte completo com dois hospitais modernos no O...
Unimed Costa Oeste
Lotérica Panorama: aposte online com confiança e tradição
Faça sua aposta rápida e segura nos maiores bolões da região. Loja on-...
Lotérica Panorama
Star Proteção Veicular: cobertura completa a partir de R$ 97,50
Cobertura completa para colisão, roubo e assistência 24h em todo o Bra...
Star Proteção Veicular
Viabilize: referência contábil desde 2004 em Toledo
Atendimento personalizado e suporte completo para empresas em todas as...
Viabilize
Achei IPhone: referência em iPhones com garantia em Toledo
Compre seu iPhone revisado, selecionado e com atendimento especializad...
Achei IPhone
FAG Toledo está com vestibular agendado para quatro cursos
Pedagogia, Engenharia de Software, Direito e Publicidade e Propaganda!...
FAG ToledoO palestrante também enfatizou a importância de pais transmitirem habilidades e valores, criando convivência e fortalecendo vínculos. ???Quando o pai fala: ???Filho, vamos fazer a horta juntos???, ele está criando cumplicidade, está junto do filho???, observou, ao defender que tarefas cotidianas estimulam autonomia e evitam a formação de adultos dependentes. ???Princípios éticos são indispensáveis no processo educativo. Ser honesto, praticar a verdade, é alimentar a fortaleza e não a fraqueza???, ressaltou.
O programa
Criado para aproximar famílias e unidades de ensino, o Escola de Pais busca estimular a construção conjunta de soluções para desafios cotidianos da educação. A iniciativa abre espaço para conversas diretas, troca de experiências e reflexão sobre o papel complementar entre responsáveis e educadores na formação integral dos estudantes.
A edição desta semana encerrou o cronograma do Escola de Pais em 2025 e, segundo a secretária da Educação, Janice Salvador, o encontro trouxe reflexões significativas sobre o papel das famílias na formação de bons hábitos, mesmo com público reduzido por conta do mau tempo. ???A palestra com o Edésio apresentou reflexões bastante pertinentes. Da mesma maneira, toda a programação durante o ano contou com temas relevantes para os nossos pais, alunos e professores???, avalia.
Janice adiantou que o programa será ampliado em 2026, com ações que reforcem a aproximação entre escola e responsáveis desde o início do ano letivo. ???Nós queremos ter um encontro com os pais logo na abertura do ano letivo, justamente para deixar muito claro que será um ano em que nós fortaleceremos muito a Escola de Pais???, explica. ???Também haverá incentivo para atividades descentralizadas e de maior escuta nas unidades de ensino, por meio de conversas com grupos menores, criando um diálogo mais próximo, com rodas de conversa e outras práticas???, completa.