EstaR gratuito e avanços no videomonitoramento são apresentados na ACIT


Foto: Divulgação

Representantes da administração municipal participaram, nesta quarta-feira (22), de reunião com a diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT). A pauta principal foi a segurança e o trânsito e o encontro aconteceu na sede da entidade. Foram apresentados os dados em relação ao teste realizado com o novo sistema para o Estacionamento Rotativo (EstaR) e também uma proposta para ampliar a cobertura por videomonitoramento em toda a cidade, integrando também câmeras particulares instaladas no município. 

O prefeito Beto Lunitti informou que desde o início da gestão a Prefeitura busca modernizar suas ações e a segurança e o trânsito estão sempre em discussão. Em relação ao EstaR, Lunitti explicou que foram estudadas experiências com bons resultados. O sistema testado tem como referência o município de Araucária e o sistema de fiscalização é realizado por meio da leitura automática de placa (LAP). “Neste sistema conseguimos cobrir toda a área e ampliar, com menos efetivo, e sem cobrança da taxa”, comentou. 

Conforme proposta da entidade, externada pela sua presidente, Anaide Holzbach de Araújo, será realizada uma conversa entre os comerciantes da região coberta pelo estacionamento rotativo e os representantes da Prefeitura de Toledo para explanar os benefícios do novo formato. “Além deste momento, pretendemos também realizar uma audiência pública e conversar com toda a comunidade sobre esta proposta”, explicou.

Muralha digital - Na mesma reunião também será apresentada a proposta já estudada pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) para ampliar o videomonitoramento no município. A intenção é realizar implantação de câmeras de fiscalização em todas as saídas/entradas da cidade dotadas com Sistema OCR (sigla em inglês para Reconhecimento Óptico de Caracteres). “Esse sistema lê a placa dos veículos e reconhece qualquer denúncia de roubo, furto ou outro delito”, comentou. 

Outra ideia é ampliar a cobertura de câmeras por meio de uma rede colaborativa. “A ideia visa ampliar o sistema de monitoramento e vigilância da cidade, somando as câmeras residenciais e do comércio às já instaladas pela Prefeitura e compartilhar tudo com o Centro de Monitoramento da Guarda Municipal e com as Polícias Civil e Militar”, explicou o diretor do Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans) e secretário interino da SSMU, Roni Padilha.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias